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A IMPORTÂNCIA DA PERIODIZAÇÃO NO TREINAMENTO: A ROTINA E OS CICLOS POR MAHALO SAÚDE ESPECÍFICA

Dando continuidade no assunto de periodização, é importante termos a consciência sobre os ciclos de trabalho ou treinamento. Lembrando dos 3 pontos principais citados no texto anterior: Objetivos, Rotina e Fisiologia, iremos focar hoje em Rotina, sendo que objetivos são pessoais e relevantes para cada modalidade de treinamento.

A Rotina é importante para nossa Fisiologia, mas dentro dessa, são necessários diferentes estímulos, esses trabalhados dentro de ciclos de treinamento, divididos em fases:

Macrociclo: É quando planejamos o treinamento por um período mais longo, podendo durar até alguns anos. Focamos objetivos a longo prazo. Exemplo: fazer uma prova de corrida mais longa no próximo ano, sair de uma meia maratona (21km) para maratona (42km), quanto mais tempo tiver para planejar esses objetivos mais adaptada sua Fisiologia estará e irá sofrer menos.

Mesociclo: São períodos não tão extensos de treinamento, que normalmente duramente de 2 a 6 semanas. Essa duração varia de acordo com o calendário de objetivos. Podem entrar como exemplo o período Pré competitivo, Competitivo e Regenerativo.

Microciclo: Períodos de treinamento mais curtos, normalmente trabalhados semanalmente. O foco do microciclo é a conquista do objetivo a curto prazo, ajustando parâmetros como intensidade e volume, e corrigindo detalhes como técnica e postura prática.

Para desenvolver os ciclos de treinamento, os profissionais que irão participar desse processo, precisam compreender a Rotina da pessoa em questão. Os horários disponíveis para treinamento, descanso e alimentação todos relacionados aos objetivos traçados.

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