exercicio-fisico1

A IMPORTÂNCIA DA PERIODIZAÇÃO DOS TREINOS POR MAHALO SAÚDE ESPECÍFICA

Segundo Bompa, a periodização é um dos mais importantes conceitos do planejamento do treinamento. Esse termo origina-se da palavra período, que é uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, mais fáceis de controlar denominadas fases.

A importância da periodização esta na relação que cada ser é único e por mais que existam padrões de treinamento, esses analisados e estudados para determinado esporte ou prática desportiva, se não houver uma periodização adequada para os OBJETIVOS, ROTINA E FISIOLOGIA da pessoa em questão, os resultados não vão ser alcançados. Por isso não é só decidir começar a treinar, colocar uma roupa bonita e sair por aí, achando que os resultados vão chegar se eu me esforçar. Nada vale o esforço se esse não estiver encaixado com os três pontos citados: OBJETIVOS, ROTINA E FISIOLOGIA.

Sempre que esperamos a passagem de um ano “velho” para um “novinho em folha”, trazemos junto a esperança e a vontade de conquistar planos novos e que cada dia vai ser uma oportunidade nova. Tá aí uma ótima oportunidade! Trace seus OBJETIVOS ao longo dos anos e principalmente para aquele Novo Ano, seja realista e encaixe dentro da sua ROTINA o que você realmente irá conseguir fazer e se esforce para cumprir, nosso organismo adora o dia a dia, principalmente quando fazemos as mesmas coisas nos mesmos horários. Estudos mostram que respondemos melhor a qualquer estímulo quando já o esperamos, todo sistema se organiza para que a FISIOLOGIA seja respeitada, desde a liberação de hormônios até a absorção de nutrientes, nosso famoso “RELÓGIO BIOLÓGICO”. Ou seja, quanto mais organizado e rotineiro forem seus treinos, alimentação e descanso melhor a resposta.

UM ponto importante: se não mudarmos os estímulos dentro dessa PERIODIZAÇÃO, nosso ser se acomoda e não evoluímos. A ROTINA é ótima, pois estamos sempre buscando a homeostase, o equilíbrio Fisiológico, uma resposta natural onde buscamos o mínimo de gasto energético para sobreviver, mas a novidade dentro dessa ROTINA é melhor ainda, como em qualquer relação, precisamos de um estímulo para nos manter ativos e querer seguir em frente. Cada pessoa possui um grau de adaptação a estímulos, isso por que desde as células estruturais, como as fibras musculares até a questão de suportar o cansaço e a dor é particular. Busque profissionais de confiança, aonde vão lhe ajudar a entender melhor esses TRÊS PONTOS, vão fazer da sua ROTINA algo harmonioso com sua FISIOLOGIA e assim seus OBJETIVOS serão conquistados mais fáceis.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *