ADOÇANTES: USAR OU NÃO POR LIBIA VIEIRA

Eu oriento em consulta a retirada do açúcar e adoçantes progressivamente. Adoçar é hábito e não necessidade. Nosso paladar é totalmente adaptável, mas precisamos estimular essa adaptação. Possuímos na língua papilas gustativas, que são sensores para os sabores: Doce, amargo, azedo e salgado. Mas por hábito( maus hábitos!) estimulamos muito mais os sensores salgado e doce, e então sabores diferentes desses acabam sendo desagradáveis.

Dessa forma, comece a reduzir o sal e açúcar/adoçante progressivamente ao mesmo tempo insira novos sabores ao seu paladar, como o cacau puro sem açúcar, o suco de limão e maracujá azedos e sem adição de açúcar/adoçante, por exemplo. No começo é estranho, mas eu garanto que com esses estímulos progressivos você consegue adaptar seu paladar.

Já viu hipertenso quando chega para ser internado no hospital? Nos primeiros dias xingam até nós nutricionistas, mas depois de uns dias perguntam se colocamos sal novamente pra eles. Claro que não colocamos, mas o paladar se adaptou ao novo sabor com menos sal!Mas se não conseguirem chegar a esse nível de adaptação, utilizem adoçantes naturais que são menos agressivos à saúde, como xilitol, eritritol, taumatina, stevia e para quem for aos EUA, o Truvia. Evite usar adoçante em tudo, priorize o que realmente é necessário! Fuja do aspartame, ciclamato, sacarina e etc, e evite inclusive o sucralose, que também é químico!

Para os aficcionados em doces, usem o mínimo de adoçantes possível em preparações sem calorias , pois eles “enganam ” o metabolismo: ao ingerirem alimentos doces sem calorias, o doce estimula o doce sem ter energia. Cronicamente irá aumentar a capacidade de absorção de nutrientes, no caso o açúcar, quando esse for consumido. É uma situação semelhante à que ocorre na bulimia (quando o corpo se prepara para metabolizar nutrientes mas esses não chegam ao destino final). O corpo então se adapta ao mecanismo, fica acostumado a ter o doce sem o nutriente, e quando tiver o nutriente (açúcar!) disponível em algum alimento irá absorvê-lo mais!!
Ou seja, tiro no pé ficar usando adoçante para substituir açúcar em tudo.

Além disso, o uso de adoçantes prejudica a flora bacteriana benéfica do intestino, alterando o funcionamento normal do mesmo e favorecendo o aparecimento dos gases, por isso quem já tem intestino preguiçoso não é adequado usar adoçantes com frequência!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *