ALONGAMENTO EM CASA POR STUDIO HEALTH

Com a época fria a tendência natural do nosso corpo é ter a sensação de encolher, mas por quê será? Nossas fibras musculares são estruturas moles que de acordo com a temperatura, genética, posturas do dia-a-dia e inúmeros outros fatores, são maleáveis à encurtar ou alongar, o que pode dificultar ou facilitar o movimento do corpo. Por isso devemos sempre recorrer à um tipo de exercício que pode nos assegurar uma prevenção mais básica, através de movimentos simples e que protegem nosso corpo de algumas lesões e incômodos: o Alongamento.

E afinal, o que é o alongamento? Este é um exercício voltado para o aumento da flexibilidade muscular pois promove o estiramento das fibras musculares. Este tipo de exercício deve ser realizado na presença de um profissional capacitado para que seja sempre orientado em relação ao seu limite muscular e articular. Porém, há alguns exercícios de alongamentos mais básicos que podem ser feitos em casa, o que ajuda a ganhar tempo em sua rotina.

Tenha em mente que é muito simples quando você decide ter um tempo para si mesma, ao longo da sua correria e da rotina, porém basta apenas decidir. Segue algumas observações importantes para te ajudar na escolha de uma rotina mais consciente e saudável: Primeiro, determine um horário e dia que você tenha disponibilidade; feito isso determine esse horário com um compromisso em sua agenda; Segundo, conheça os exercícios, a forma como executá-los e seus benefícios. Pois, sendo assim você conseguirá se concentrar mais no seu corpo e no momento que você dedicou à si mesma e ainda assim evita lesões desnecessárias. Terceiro e último, os movimentos devem ser sempre lentos e suaves, evitando sempre sentir dor.

Alongamentos considerados de extrema importância para se fazer diariamente ou no mínimo três vezes na semana são:

1 – Alongamento de cervical (pescoço)
2 – Alongamento de Braços
3 – Alongamento de Peitoral
4 – Alongamento de Lateral de tronco
5 – Alongamento de Região anterior de tronco
6 – Alongamento de Região anterior de coxa
7 – Alongamento de Região lateral de coxa
8 – Alongamento de Região posterior de coxa
9 – Alongamento de Panturrilha

Uma observação importante é que você Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por aproximadamente 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Experimente ter essa rotina e você sentirá os melhores resultados! Lembre-se sempre de respeitar seus limites. Pratique saúde e busque uma melhora da sua qualidade de vida.

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *