BENEFÍCIOS DA CORRIDA

A corrida está atualmente entre os exercícios físicos mais queridos. É notável o aumento da preocupação que as pessoas vêm tendo com a própria saúde, no sentido de se alimentarem melhor e buscar a prática de atividades físicas com o intuito de prolongar a vida.
Não é para menos, a corrida traz uma série de benefícios que ultrapassam o plano físico. Quer ter mais motivos para aderir agora mesmo a corrida em seu dia a dia?

1- É um esporte democrático: Para correr, você não precisa ser um atleta. Aliás, boa vontade é mais bem-vinda do que habilidades específicas quando o assunto é corrida. Porém, qualquer pessoa pode correr, só que sempre respeitando suas condições físicas atuais e evoluindo dentro do treinamento diário.

2 – Auxilia no processo de emagrecimento: Em uma hora de corrida, é possível queimar, aproximadamente, 600 calorias – pode variar para mais ou menos, levando em consideração a intensidade de cada corredor -, o que ajuda no combate ao sobrepeso. Para que essa queima aconteça, aconselha-se que a pessoa corra, no mínimo, 30 minutos, em frequência cardíaca máxima de 60% a 80%. Só assim a gordura se torna o combustível primário, ou seja, é queimada.

3 – Aumenta sua força: Quer ter glúteos firmes? Correr te ajuda! Quem corre tem toda a musculatura inferior trabalhada, o que inclui pernas, glúteos e músculos do abdômen.

4 – Melhora o condicionamento físico: Depois de duas ou três semanas, já é possível sentir a diferença da corrida no condicionamento físico. Até mesmo tarefas corriqueiras, como subir escadas, tornam-se mais fáceis.

5 – Controla doenças: Diabetes, hipertensão, asma e colesterol alto são apenas algumas doenças que podem ser mantidas a rédeas curtas com ajuda da corrida. Tudo isso acontece graças ao condicionamento físico que a atividade proporciona. Sendo uma atividade aeróbica, a corrida de longa duração e baixa intensidade condiciona o coração. Depois de algum tempo de prática, seu organismo passa a economizar energia para realizar algumas tarefas. Essa economia gerada pelo condicionamento físico é que impede que ele se sobrecarregue, facilitando o controle de pressão, colesterol e peso.

6 – Controla o diabetes: Vale enfatizar que a prática da corrida por diabéticos pode, em alguns casos, dispensar o uso do remédio de controle da doença. A já conhecida síndrome metabólica – síndrome que agrupa problemas de saúde como pressão alta; aumento nos níveis de triglicérides, glicemia e mau colesterol (LDL) e diminuição do bom colesterol (HDL) – está diretamente ligada ao sedentarismo e à gordura corporal, em especial a visceral.

7 – Combate a osteoporose: Estudos indicam que correr propicia a mineralização (calcificação) óssea, ou seja, quem corre diminui as chances de ter osteoporose. O impacto gerado pela corrida, desde que seguro, fortifica os ossos.

8 – Melhora o bem estar: A produção de endorfina vinda da corrida é a principal responsável pela sensação de bem estar que sucede a corrida. Toda atividade física possibilita a produção de endorfina, então a pessoa aumenta a sensação de bem estar com a prática. Além disso, o fato de ser praticada ao ar livre potencializa ainda mais a sensação de bem-estar e diminui as chances de bater o clássico desânimo, já que não dá muito espaço para monotonia.

9 – Promove o bom humor: Mais uma vez, a endorfina é responsável pelo desenvolvimento de um humor estável para aquelas pessoas que praticam esse esporte regularmente. Essa substância deixa a pessoa tranquila e bem-humorada. O que acontece muitas vezes é que, quando essa pessoa não pode praticar, ela fica mal-humorada, quase como uma abstinência de endorfina.

10 – Melhora a autoestima: Corrida é um esporte de superação. Quando o corredor consegue superar a si mesmo, a elevação da autoestima é inevitável, já que a pessoa sabe quanta disciplina e esforço foram necessários para atingir uma meta. A autoestima está muito mais ligada a ser capaz. O psicólogo também lembra que o esporte está relacionado ao combate à depressão.

E de quebra a corrida pode te auxiliar a aumentar seu círculo de amizades. Correndo, você conhece pessoas que compartilham objetivos similares aos seus e não deixarão de te incentivar quando o desânimo bater. Outro lado positivo: não tem briga. As pessoas são solidárias, uma ajuda à outra, o que leva ao aumento do círculo de amizades.

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