carboidrato

CARBOIDRATO NO PÓS-TREINO, É NECESSÁRIO?

Carboidrato no pós treino, é necessário?

Sim, precisa. Mas não significa que precisa ser imediatamente após o exercício, depende de quantas refeições você irá fazer após a sessão de treinamento e se irá fazer outra sessão de treino no mesmo dia.

O carboidrato é importante para recuperar o glicogênio muscular, mas você pode utilizar em outras refeições e não necessariamente no pós-treino.

Por exemplo, se você treinou pela manhã e vai ter várias refeições ao longo do dia com carboidrato já pode ser o suficiente para a recuperação . Mas se ao final do dia irá fazer outra sessão de exercício é interessante que se coloque um carboidrato logo após o exercício, de preferência de alto índice glicêmico pois nesse caso é necessário uma recuperação mais rápida.

Não existe uma regra, é preciso analisar toda a rotina de horários e alimentação do indivíduo para fazer a distruibuição correta dos carboidratos, assim como a qualidade e quantidade dos mesmos.Lembrando que, diferente do que acreditava há um tempo atrás, o carboidrato no pós treino não aumenta a síntese proteica por liberar insulina. A insulina é sim um hormônio anabólico, mas a adição de carboidrato à proteína não vai aumentar mais a insulinemia provocada pela leucina, aminoácido presente no whey protein , principal responsável pela resposta hipertrófica. Então é a proteína que estimula a síntese proteica principalmente , e não o carboidrato no pós treino.

Alguns carboidratos podem ser “vilões” em certas ocasiões, como a frutose dos alimentos industrializados tipo barrinhas, sucos de caixinha, biscoito, mas pode ser uma boa aliada na montagem de um plano alimentar de um atleta: atletas de alto rendimento precisam de grande aporte de carboidrato antes do exercício, porém altas doses de glicose pode gerar desconforto gastro intestinal mas se misturamos um pouco de frutose, que utiliza transportador diferente da glicose, conseguimos melhorar o aporte de energia sem gerar esse desconforto.

Além disso, a quantidade de frutose de uma porção de fruta não é a mesma coisa dos produtores industrializados, não sendo então prejudicial à dieta, muito pelo contrário.Procure sempre um NUTRICIONiSTA!

Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *