cervicalgia

CERVICALGIA E PILATES POR STUDIO HEALTH

A cervicalgia se refere a dor na região da coluna cervical. Normalmente, resulta de uma simples contratura muscular no pescoço (torcicolo). Caso a dor permaneça por mais de uma semana, é importante dedicar mais atenção ao quadro.

 

Os sintomas se instalam de forma lenta: rigidez nos movimentos, alteração na mobilidade, postura alterada como forma de compensação da dor. Além de a dor se manifestar na região do pescoço, também pode se estender ao ombro e ao membro superior (cervicobraquialgia), além de poder apresentar alterações neurológicas como a modificação da sensibilidade, da força muscular, e nos reflexos musculares como na região do punho, cotovelo e ombro se apresentam tensionados.

 

Quando a cervicalgia é caracterizada como um torcicolo, recomenda-se relaxantes musculares, calor local e alongamento da região. Na cervicalgia crônica podem ser utilizadas medicações para dor crônica, associadas a um programa de reabilitação. Quando há bloqueio de movimentos, a fisioterapia convencional pode contribuir com terapias que visam a analgesia, aumentam o fluxo sanguíneo e diminui o espasmo muscular.

 

A intervenção do PILATES é bastante efetiva tanto na estabilização da dor quanto na prevenção e orientação para evitar novas crises. Os exercícios baseados na respiração característica associada à contração e fortalecimento do CORE (grupos musculares da região central do corpo) promoverão a mobilização da região, além de equilíbrio muscular (flexibilidade e força) a fim de restabelecer o alinhamento postural e sobretudo da região cervical, estabilizando, fortalecendo e então protegendo toda a coluna vertebral.

 

Caso você se identifique com um quadro de dor semelhante à este, procure seu médico e veja a melhor forma para iniciar o tratamento. O importante é não ficar parado e sempre buscar exercícios que promovam benefícios com o mínimo de impacto. Pratique uma melhor da sua qualidade de vida.

 

 

Jessica D. F. Tamburus

Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia

Instagram: @studiohealth

Facebook: Studio Health Pilates

cervicalgia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *