COMIDA JAPONESA É SINÔNIMO DE COMIDA SAUDÁVEL? POR LIBIA VIEIRA

Se considerarmos que o peixe seja selvagem, e dessa forma, rico em ômega 3 seria super saudável, mas infelizmente hoje consumimos peixes de cativeiro, que por não se alimentarem da alga nori ,encontrada no fundo do oceano, não produzem o ômega 3.
Além disso, o vinagre japonês, usado no preparo do arroz, possui muito açúcar, assim como os molhos shoyo e Tarê. Além do açúcar, o shoyo tem alto teor de sódio, devendo ser consumido com moderação. Portanto, a comida japonesa é saudável quando consumida com moderação.
Fugir do esquema “rodizio” é uma opção muito interessante, pois assim fica mais fácil controlar o livre consumo, o qual ingerimos com facilidade cerca de 2000 kcal em uma refeição. Consumir pratos com o arroz nas quantidades em que está habituado é outra dica para não abusar do carboidrato.
Preferir as preparações cruas, e pular as frituras como tempurás, rolinhos primavera, hot rolls também é uma dica para não exagerar no consumo calórico. Além disso, evite o molho tarê e consuma shoyo com moderação e isso vai garantir uma refeição com pouco sódio. A dica é usar limão e só umas gotinhas de shoyo para mergulhar o sashimi.
É essencial prestar atenção na higiene do estabelecimento que precisa seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para consumir um peixe cru com segurança é necessário que ele passe por um processo de congelamento sob temperatura de -20ºC por 7 dias ou -35ºC por 15 horas, de acordo com as recomendações da ANVISA. Muitas vezes podemos consumir peixes estragados por más condições de armazenamento e descongelamento inadequado.
Benefícios da comida japonesa:
Peixe cru: Apresenta proteínas de alto valor biológico, rico em ômega 3, 6 e 9 (gordura boa e antioxidante);
Nori (Alga): Contém espirulina, substância que ativa o sistema nervoso; importante fonte de fibras (regula a flora intestinal);
Shoyu (molho a base de soja): O correto é colocar pouca quantidade, apenas na parte do peixe, para não perder o gosto do sushi;
Raiz forte: Serve para limpar as papilas gustativas e é antibactericida, pode ser dissolvida no shoyu e molhar apenas o peixe;
Gengibre: Ótimo para aumentar a imunidade, limpar a cavidade oral e termogênico (favorece a digestão e emagrecimento).

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