COMO ESCOLHER A COR CERTA PARA O AMBIENTE POR FERNANDA ALESSIO

Sexta-feira é dia de coluna nova por aqui, e hoje resolvi falar um pouco sobre como escolher as cores certas para um ambiente. Uma correta e atrativa decoração de interiores baseia-se, fundamentalmente, numa combinação adequada de cores. Essa combinação nos ajudará também a orientar a compra dos móveis e dos elementos decorativos, criando harmonia visual no ambiente. Para chegar nessa combinação, recorremos ao círculo cromático, ou roda das cores.

O círculo cromático é composto por três tipos de cores: as primárias (que dão origem a todas as outras cores), as secundárias (que surgem da mistura de duas cores primárias) e as terciárias (o resultado da mistura entre cores primárias e secundárias). Elas se relacionam de duas formas: cores complementares (encontram-se em lados opostos no círculo) ou cores harmoniosas (cores que estão encaixadas entre as cores primárias e pertencem à mesma família de cores).

Por normal, consideramos uma parte da roda como tendo as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra com cores mais frias (violeta, azul, verde), o que é perfeito para atingir o desejado equilíbrio colorido. Por exemplo, se a sua paleta de cores estiver centrada no azul, você pode aquecê-la um pouco com a sua cor complementar ? o laranja. Porém, a utilização de duas cores complementares da mesma intensidade pode produzir um efeito visual muito pesado, onde ambas as cores estão exigindo a mesma atenção, o chamado color block. Para solucionar esta questão, basta reduzir ou aumentar a intensidade de uma das cores complementares, ou usar uma cor da mesma família.

Tendo escolhido a cor principal do seu ambiente, basta estudar o círculo e decidir se o ambiente será monocromático, harmonioso (cores da mesma família) ou complementar (cores quentes e frias).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *