COMO LER O RÓTULO DOS ALIMENTOS POR LIBIA VIEIRA

Na hora de verificar o rótulo do produto, a maioria das pessoas se preocupam apenas com o valor calórico, e na verdade esse deveria ser um dos últimos itens a ser analisado, contar calorias não é o mais saudável.
É preciso analisar a lista de ingredientes, pois é através dela que sabemos se o produto tem algum valor nutricional. Ela é disposta sempre em ordem decrescente de quantidade no produto: se o primeiro item for açúcar, açúcar invertido, glicose, xarope de glicose, xarope de milho ou qualquer tipo de açúcar, fuja do produto pois a sua composição é predominantemente de açúcar.
O mesmo se ocorrer com algum tipo de gordura. Prefira produtos sem adição de açúcar, sem farinha branca e com ingredientes ricos em fibras e gorduras boas, como aveia, linhaça, castanhas, óleo de côco, tämaras, etc.
O teor de sódio também deve ser levado em consideração: um produto mais saudável deve conter menos de 100mg de sódio por porção do produto. É importante a discriminação da qualidade do carboidrato: quanto é açúcar e quanto outros tipos de carboidrato, assim podemos saber o impacto do produto na dieta.
Procurar sempre produtos ricos em gorduras poliinsaturadas e pobres em gorduras saturadas.
A presença de fibras é outro fator importante, são elas que irão determinar o impacto na glicemia após o consumo, sempre preferir os ricos em fibras.
Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procura um item integral, veja se o primeiro ingrediente é realmente a farinha integral. Tenha atenção especial quando o açúcar e as gorduras constarem no topo da lista.
E atenção, sempre recuse produtos que contenham gordura trans! Quanto mais ingredientes naturais o produto conter, mais saudável ele será! Fique de olho no rótulo.

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