equilibrio_post FH

COMO NOS EQUILIBRAMOS POR STUDIO HEALTH

Um tema não muito discutido, porém de extrema importância é como obtemos o equilíbrio do corpo. Este é um assunto que devemos conhecer para saber como nosso corpo funciona e como podemos trabalhar para manter sempre um bom equilíbrio corporal. Afinal, quem nunca experimentou uma sensação de desequilíbrio por um instante, ou através de algumas situações e exercícios percebe que tem um lado do corpo que tem menos ou mais equilíbrio que o outro?

Fisiologicamente o nosso equilíbrio está relacionado ao órgão sensorial da audição (sistema vestibular), da visão, do sistema proprioceptivo (que através de estímulos externos- por exemplo: tato e pressão- envia a orientação ao corpo da forma como este se encontra no espaço) e ao meio ambiente.

Importante destacar que a manutenção do equilíbrio geral é realizada pelo sistema vestibular, pois este sistema é formado por células sensoriais que são responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre a posição do corpo e assim detecta as sensações de equilíbrio.

Todos sabem que um equilíbrio ruim afeta pessoas de todas as idades, podendo levar à quedas que frequentemente resultam em lesões. Exercícios que aprimoram o equilíbrio podem ajudar a reduzir o risco de lesões e aumentar a autoconfiança.

Através do método Pilates é possível trabalhar de uma forma completa promovendo ganho de força muscular- necessário para se ter uma boa base de movimento e força de CORE-, ganho de conscientização corporal- necessário para estimular a compreensão e sensação de como cada região do corpo se encontra em determinadas posições- ganho de flexibilidade muscular- necessário para aumentar a mobilização articular e muscular, o que promove uma melhora do estímulo proprioceptivo- e ganho de equilíbrio- pois através de desafios durante alguns exercícios você é estimulado a ter respostas corporais rápidas para realizá-los.

Como vemos, o método Pilates é completo e indicado para inúmeras condições. Quando bem realizado, este método promove apenas benefícios. Procure sempre ter a orientação e o acompanhamento de um profissional capacitado e aproveite dos benefícios que este método pode promover.

Desafie-se e saia da rotina! Pratique Pilates!

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *