CRANBERRY – TRATANDO E PREVININDO INFECÇÕES URINÁRIAS POR VICTOR DIAS

A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia extremamente freqüente em todas as idades. Epidemiologicamente há uma prevalência no sexo feminino devido à particularidades anatômicas femininas que facilitam a ascensão bacteriana para as vias urinárias.

Atualmente muito tem se falado sobre o papel do Cranberry na prevenção das infecções do trato urinário, e alguns estudos confirmam aquilo que os naturalistas e indígenas vêm constatando há muito tempo.

O cranberry tem como nutrientes, substâncias antioxidantes como flavinoides, ácido fenólicos, e vitaminas. Entretanto a prevenção da infecção urinária, deve-se a um potente antioxidante chamado Proantocianidina- A.

A Proantocianidina-A pode ser até 25 vezes mais potentes que a vitamina E no combate dos danos oxidativos. Desta maneira ela auxilia na prevenção de diversas doenças, dentre elas as cardiovasculares, elevam nossa imunidade e também ajudam no rejuvenescimento.

A maioria dos estudos nos trazem que este antioxidante é capaz de inibir a aderência do Helicobacter Pylori na mucosa do estômago e impedir a colonização do E. Coli na bexiga e uretra. Eventos que podem prevenir e auxiliar no tratamento da gastrite e infecção urinária.

Em 2009 pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan concluíram que o Cranberry e alguns produtos derivados da fruta, de fato são eficazes contra infecções bacterianas nos canais urinários. Eles analisaram 13 testes clínicos com 1.616 voluntários. Os efeitos de risco foram 62% maiores para aqueles que não consumiam Cranberry.

Outros estudos publicados em 2010 no ?The Journal of Nutrition? e em 2011 no ?American Journal of Clinical Nutrition? também apontaram benefícios significativos na prevenção de infecção urinária apenas com o consumo diário de aproximadamente 480 mls de suco de Cranberry.

De antemão eu digo que facilmente você encontrará artigos científicos ou matérias inconclusivas cuja finalidade é condenar tais informações. Entretanto se estes fundamentos não forem o suficiente, tenho como carta coringa a minha experiência.

Eu e diversos colegas médicos e nutricionistas temos testemunhado casos de atenuação nas recidivas de ITU quando prevenimos tal infecção receitando cápsulas manipuladas de Cranberry, ou até mesmo indicando diariamente seu suco.
Aqueles que não acreditarem no potencial desta fruta, basta digitar no Google: ?Cranberry e infecção urinária?.

Em todos os sites publicados há diversos relatos de casos confirmando o que trago neste pequeno artigo.
Por fim, mais uma vez, confirmamos o que dizia Hipócrates, pai da medicina moderna: ?Que seu alimento seja o seu remédio, e que seu remédio seja o seu alimento ?.

Dr. Victor Dias
Instagram: @drvictordimor
#projetodrvictordimor #teamdrvictordimor

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *