DECORAÇÃO DO LAVABO POR FERNANDA ALESSIO

Muitas pessoas se preocupam com a decoração de toda a casa, menos a do lavabo. Mas o espaço pequeno funciona como um cartão de visita da casa quando se recebe alguém. Portanto, também merece atenção. Para evitar erros, que podem prejudicar a circulação e conferir aspecto ainda menor, descubra alguns itens que merecem atenção na hora de decorar.

Móveis Pequenos
Na hora de decorar, deve-se levar em conta a proporção dos móveis e objetos em relação ao tamanho de qualquer ambiente, inclusive o lavabo. Geralmente, os espaços mínimos de circulação devem ficar entre 70 a 80 cm para mais, mas, com ambientes cada vez menores, a circulação mínima de 60 cm livre de qualquer ?obstáculo? também passa a ser aceitável. Muitos lavabos são pequenos, exigindo bancadas especiais feitas sob medida e aproveitando todo o espaço, incluindo recortes nas paredes. Truques para ampliar também são sempre bem vindos, como misturadores fixados na parede ou no espelho, ganhando um pouco mais de profundidade e deixando parte da bancada livre.

Cores
Uma dica para decorar é seguir cores, materiais ou conceito dos ambientes próximos ao lavado. Se a casa segue a proposta de poucos elementos, de maneira simples e elegante, pode-se repeti-la no lavabo. Trazer uma das cores do living irá compor um conjunto com harmonia e minimiza as chances de erros.
No entanto, não há uma regra e é possível diferenciar e conseguir também um bom resultado, você pode eleger o espaço para contrastar com o restante da decoração do apartamento, apostando em detalhes coloridos, incluindo as louças, persianas e outros objetos.

Espelhos
Espelhos têm a função de decorar e ainda dar sensação de amplitude. Portanto, são sempre bem-vindos, principalmente em lavabos cada vez menores. Vale uma bela composição de vários espelhos em cima da bancada ou mesmo inteiros na parede.
Pode-se usar até em todas as paredes, desde que de 90 cm para cima. Já que a etiqueta diz que o espelho não deve refletir o vaso sanitário. A combinação de iluminação com espelho sempre traz mais amplitude para qualquer espaço e deve ser explorada.

Revestimentos
Que tal incrementar o lavabo com revestimentos nas paredes? A lista de possibilidades é grande e conta com papel de parede, tecido, textura, pastilha e pedra. Não existe uma opção melhor ou pior, tudo depende do conceito que se quer dar ao espaço e principalmente, que imprima o desejo dos moradores.

Itens Decorativos
Na hora de decorar, não se esqueça de levar em conta a facilidade de manutenção e limpeza. Que tal seguir um estilo? Se quer algo rústico, peças foscas e madeira se enquadram no projeto. Para um toque futurista, aço escovado e vidro. Para estilo clássico, escolha vaso sanitário liso e complementos mais elaborados com banho de ouro e linhas mais trabalhadas. O clean pede louças mais lisas, preferencialmente com design simples e sem muita informação.

Plantas são sempre bem-vindas na decoração. Conferem tranquilidade e frescor, além de emprestar aos ambientes a beleza das cores e dos formatos de suas folhas e flores. Escolha plantas que sobrevivam bem em ambientes sem iluminação e que sejam de fácil manutenção, cactos, bromélias, suculentas e dinheiro-em-penca, são uma ótima pedida.
Se optar por flores, deve trocar sempre.

Organização
Prateleiras de vidro, potes, bandejas, suportes e nichos são algumas das opções que acomodam de maneira organizada itens como toalha, papel higiênico e sabonete. Outra apostar é acomodar uma pequena caixa com remédios, absorventes, linha e agulha. Fica simpático para atender um visitante que não quer incomodar a dona da casa em um evento e ainda complementa a decoração.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *