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DIABETES E EXERCÍCIOS POR STUDIO HEALTH

A diabetes é uma desordem do metabolismo, que altera a produção da quantidade necessária de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Sendo assim, a glicose em vez de transformar-se em energia se acumula no sangue ocasionando graves problemas.

Em relação à esta desordem metabólica (diabetes), o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração. No entanto, é necessário cuidar da intensidade e do tipo de exercícios que realiza. A pessoa com diabetes deve ser avaliada de forma adequada antes de entrar em qualquer exercício físico. Lembre-se: o exercício sem supervisão pode ter efeitos negativos, como por exemplo ter problemas com os nervos dos pés ou das pernas e estar suscetível a lesões.

Pilates desenvolve um papel importante na prevenção e controle da Diabetes Mellitus, já que não requer grande força física nem de longas horas de exercício, é de baixo impacto, ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue, seus exercícios estimulam a flexibilidade das falanges, tendões e ombros -o que promove um trabalho como exercício de força e alongamento corporal-, reduz o risco de problemas do coração que é um dos sintomas freqüentes das pessoas que tem diabetes, melhora a circulação arterial -prevenindo problemas cardíacos-, melhora a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, reduz o mau colesterol e eleva o bom, mantém os ossos fortes –o que reduz o risco de quedas-, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.

Além de utilizar este método como prioridade de prática de atividade física, é necessário também considerar a prática moderada e sob supervisão de exercícios aeróbicos, como por exemplo: caminhada, natação, hidroginástica e ciclismo. Esses exercícios além de melhorarem o aproveitamento da glicose reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins.

O Pilates pode ser um elemento importante no controle de diabetes. No entanto, a pessoa portadora desta desordem deve cuidar também de sua alimentação e seguir rigorosamente as recomendações médicas.

Busque uma melhora da sua qualidade de vida e saia da sua zona de conforto! Pratique Pilates!

 

Jessica D. F. Tamburus

Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia

Instagram: @studiohealth

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