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DICAS PARA COMEÇAR O ANO COM FOCO TOTAL NA DIETA POR LIBIA VIEIRA

Nada melhor que começar o ano com a despensa cheia de coisas saudáveis e sem de besteiras. Então vamos ao que não pode faltar na sua geladeira e despensa para começar a dieta com foco total:

– Tubérculos como batata doce, mandioca, cará, inhame, mandioquinha. Carboidratos ricos em fibras, que saciam e não elevam a glicemia rapidamente como alimentos à base de farinha branca, por isso ótimos aliados na dieta. Além disso, o inhame é excelente para a imunidade! Carboidrato na dieta? Sim, pode. Não é o carboidrato que te faz engordar, a alimentação saudável engloba vários fatores, mas claro que se o carboidrato for consumido erroneamente pode engordar sim.

– frutas, verduras e legumes em geral. Não caia na besteira de que a frutose da fruta libera insulina. A frutose é sim um tipo de açúcar que devemos ter cuidado pois é pior do que a própria glicose ao se pensar nos estragos para a saúde. Mas isso só ocorre com a frutose em excesso,a que encontramos nos alimentos industrializados como sucos de caixinha, barrinha de cereais, xaropes, biscoitos e etc. A frutose de uma porção de fruta não libera insulina. Mas também não é para comer um abacaxi inteiro ou 3 frutas de uma vez, o ideal é uma porção por horário.

– ovos, peixes, frango e carne vermelha magra. Sim, carne vermelha! Um dos erros mais comuns de quem faz dieta por conta própria é tirar a carne vermelha, que é riquíssima em ferro. Vejo muitos pacientes desenvolvendo anemia por isso. Consumida nas porções corretas, a carne irá contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada. Junto com os peixes, ovos e frangos, fornecem o que chamamos de proteínas de alto valor biológico, importantes para a manutenção e ganho de massa magra.

– abacate, castanhas, azeite extra virgem. Abacate engorda? Depende, se você consumir 3 abacates ao dia com uma alimentação totalmente desequilibrada, talvez. Mas se usar corretamente a porção dessa fruta, pode ser incluída como qualquer outro tipo de fruta, fornecendo gorduras polinsaturadas. Além disso, o abacate é rico em beta-sitosterol, que auxilia no controle dos níveis de cortisol, amenizando os efeitos ruins do stress. É rico também em glutationa, o carro chefe do antioxidantes, ou seja, sem a glutationa não adianta se entupir de outros antioxidantes pois não terão o efeito desejado.

– cereais ricos em fibras: aveia, amaranto, linhaça, chia, quinoa. Além de auxiliarem na saciedade devido ao alto teor de fibras, vão auxiliar no funcionamento adequado do intestino, redução e controle do colesterol e glicemia, além de fornecerem muitas vitaminas e minerais

A dica é: consuma os alimentos in natura. Aproveite as metas de início do ano e deixe um pouco de lado os industrializados e encha a geladeira com os alimentos listados acima.

É fato que 50% dos resultados você terá com essa alimentação, os outros 50% vão depender da quantidade correta e da associação da dieta com um exercício físico adequado e intenso.

Procure sempre um nutricionista para orientá-lo nas porções, horários e melhores alimentos para seus objetivos.

Foco total!

Nutricionista Libia Vieira

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