rotulos_FH

É SAUDÁVEL? LEIA O RÓTULO. POR LIBIA VIEIRA

Não é porque a propaganda na televisão é com aquele casal sarado comendo a bolachinha todo dia no café da manhã que ela é saudável! Sabia?

Ela pode conter na sua fórmula farinha branca, açúcar, maltodextrina e gordura vegetal. E como saber isso? aprendendo a ler o rótulo na hora da compra.

A palavra Integral na embalagem daquele biscoito salgado não o faz integral e/ou saudável! Ele também tem farinha branca, e mesmo sendo salgado tem açúcar e açúcar invertido. E pasmem, o segundo componente que mais tem no produto é a gordura vegetal hidrogenada, que é aquela que a indústria usa para deixar os alimentos mais crocantes e “gostosos” mas que acabam com a nossa saúde quando consumidos com frequência. Aumenta o colesterol ruim e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Outra alerta na hora da compra é o cuidado com os cereais matinais Fit e algumas marcas de granola, pois pode ter muito açúcar (às vezes até 3 tipos diferentes) e a adição de gorduras, como a de palma, e não só a gordura dos ingredientes naturais.

Outro produto que engana o mel, que tem muito nas prateleiras dos supermercados, que não é mel de verdade. Utilizar ele na alimentação é como injetar glicose na veia, com apenas 2 colheres de sopa desse xarope. É, isso é vendido no mercado e muita gente consome. Faça opção pelo natural.

Então, atenção aos rótulos!

Fujam das propagandas enganosas e leiam as listas de ingredientes. Nem todo produto industrializado faz mal pra saúde. Não falo que nunca pode ter açúcar, isso seria muito radical, às vezes tem pouquíssima quantidade. Como saber?

A lista de ingredientes é por ordem decrescente do que tem no produto. Veja se há apenas 1 tipo de açúcar e se o mesmo está beeeem no fim da lista. Depois olhe na informação nutricional quanto de carboidrato do produto é oriundo de açúcar. Se não conter essa informação não consuma o produto, pois não da pra saber quanto é açúcar e quanto é outros carboidratos. Infelizmente a maioria dos rótulos aqui no Brasil não apresenta essa divisão, o que dificulta a correta interpretação do valor nutricional do produto!

Confira na foto:
rótulos

Nutricionista Libia Vieira

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *