pilates_escoliose

ESCOLIOSE E O TRABALHO DE REALINHAMENTO DA COLUNA POR STUDIO HEALTH

Escoliose é a denominação dada a um desvio da coluna vertebral, caracterizado pela inclinação, rotação e extensão das vértebras. Pode ser de origem congênita (má formação vertebral antes do nascimento), neuromuscular (decorrente de outras doenças) ou idiopática (causa desconhecida e reflete 80% dos casos, a qual pode se manifestar ainda na infância, na adolescência, ou começar mesmo na idade adulta).

Exemplos que podem ser considerados como de grande influência para a formação da escoliose são: irritações nervosas, diferença no comprimento dos membros inferiores, contraturas musculares e, principalmente, problemas posturais.

No geral, é muito importante saber que a escoliose gera compressões assimétricas na coluna. Isso significa que um reequilíbrio muscular e um realinhamento articular são essenciais para prevenir lesões nos discos intervertebrais, como hérnia de disco, por exemplo, e evitar dores musculares.

O portador de escoliose pode até não se queixar de sintomas e apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum mencionar dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associados, como dormências, queimação, marcha alterada, que podem até evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados.

Em uma postura considerada ideal a coluna deve apresentar suas curvas fisiológicas e toda estrutura óssea em um alinhamento para suportar o peso corporal. Para tanto, buscamos um equilíbrio muscular ideal.

É importante saber que há formatos de escoliose diferentes, como em “C” ou em “S”, com curvas para os dois lados do tronco. Sua gravidade é definida pelo ângulo da curvatura por meio de uma radiografia. Sendo assim, é necessário reconhecer o tipo de escoliose para assim poder determinar o tratamento adequado.

O tratamento ideal para a Escoliose, quando em casos não-cirúrgicos, é a fisioterapia e o RPG. Conforme a evolução, uma excelente forma de dar continuidade é através do método Pilates, pois este trabalha o fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal o que promove a melhora do alinhamento vertebral, reduz as tensões musculares e as compressões discais e ainda previne o agravamento da condição.

É importante lembrar a necessidade de ter o acompanhamento de um profissional capacitado e que não deve haver sobrecarga ou dor, nem durante e nem após a execução.

Busque uma melhora saudável e mais dinâmica para se reabilitar. Pratique uma melhora da sua qualidade de vida.

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *