ESTILO PARISIENSE POR FERNANDA ALESSIO

Se você ama ambientes sofisticados, ecléticos e que transbordam personalidade e aconchego, então você provavelmente é um admirador do estilo parisiense de decorar. Os habitantes dessa linda e romântica cidade criaram com o passar do tempo uma identidade e cultura muito forte em várias áreas artísticas e de estilo de vida, como por exemplo na moda e na gastronomia, além é claro da decoração.

Se você acha essa mistura de peças antigas e contemporâneas simplesmente irresistível, dá só uma olhada nas dicas que separamos para você entender melhor esse estilo e injetar um pouco desse clima na decoração da sua casa.

Os apartamentos em Paris costumam ser escuros e bem antigos, por esse motivo uma das grandes características da decoração parisiense são paredes e tetos bem branquinhos! Dessa forma os parisienses aproveitam o máximo da luz natural que entra pelas enormes janelas. Outra forte característica arquitetônica são os pisos de tacos escuros, daqueles bem clássicos que vemos muito em apartamentos mais antigos aqui mesmo no Brasil. Já que não adicionam cor nas paredes, eles abusam de tapetes coloridos e bem clássicos, que não só ajudam a dar uma ?aquecida? na decoração, como também são super úteis em abafar o som de sapatos contra o piso e eventuais estralos que a madeira possa possuir.

Outra grande característica é um grande uso de peças vintage colecionadas ao longo dos anos. Elas são adquiridas em pequenas feiras ao ar livre, antiquários e até mesmo passadas de geração para geração. Para que as casas não fiquem com um ar de museu, ou com uma decoração datada os parisienses adoram misturar móveis e acessórios bem contemporâneos a essas peças mais clássicas. O contraste dos dois estilos cria um look bem único e cheio de personalidade.

As paredes e tetos dos apartamentos e casas em Paris já são uma obra prima por si só, então as artes nas paredes são usadas de forma minimalista e bem despojada. Para reproduzir os arabescos de parede que são tão tradicionais por lá, podem ser usados pedaços de gesso (desses que você compra pronto mesmo) para criar formar geométricas lindas que reproduzam os acabamentos encontrados antigamente.

Já os tecidos preferidos para revestimentos de sofá, e almofadas são os brocados e veludos, que completam a suntuosidade do resultado final. Esses já eram os tecidos preferidos de artistas e designer renomados como Coco Chanel por exemplo, e até hoje são uma ótima pedida para deixar tudo ainda mais sofisticado e elegante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *