ETIQUETA SOCIAL E PROFISSIONAL: SUAS REGRAS E CURIOSIDADES POR THERESA RACHEL

Etiqueta consiste em regras e condutas utilizadas no relacionamento com pessoas e é baseada na boa educação, ética e no comportamento social. Tem como principal objetivo reduzir os conflitos, atritos e mal entendidos e criar um ambiente mais cooperativo e harmonioso.
Devido ao aumento da competitividade no mercado de trabalho, a etiqueta profissional vem tomando cada vez mais espaço nas exigências do universo corporativo e se tornando um diferencial na hora de conseguir um emprego e até mesmo na definição de uma promoção entre profissionais de mesmo nível.
A diferença pode estar na boa apresentação pessoal que não só se resume com uma vestimenta adequada ao ambiente de trabalho, mas também nas atitudes, ou seja, no comportamento do profissional. Os gestos e a postura devem estar alinhados com a forma com que nos vestirmos, caso contrário, a imagem não se sustenta por muito tempo.
Por isso, conhecer e dominar as normas e costumes da etiqueta no ambiente corporativo contribui e muito na tão sonhada ascensão profissional.
O ambiente de trabalho cada vez mais informal não torna a etiqueta dispensável, é importante ressaltar que ao entrar em uma sala é imprescindível bater à porta, sorrir, pedir licença, cumprimentar os presentes e somente se sentar quando for convidado.
A pontualidade é um fator indispensável mesmo com o transito caótico das grandes cidades. Por isso programe-se, saia com antecedência de casa e evite chegar atrasado a qualquer evento empresarial.
Não se esqueça de manter seus cartões profissionais de visita sempre disponíveis e em bom estado. Isso demonstra atenção aos detalhes e organização.
Ter um bom relacionamento com colegas, chefias e subordinados pode contar pontos positivos não só dentro como também fora da empresa, pois, os headhunters estão atentos à personalidade dos executivos.
Além disso, saber se comportar em almoços e jantares de negócios, recepções e outros eventos corporativos pode ser uma oportunidade de sucesso ou de total fracasso.
A etiqueta à mesa é o momento em que as dúvidas surgem com maior freqüência. Sente-se à mesa no lugar que lhe for indicado, o guardanapo de pano deve ser colocado no colo, não comece a se servir antes dos anfitriões, a menos que eles peçam, e antes de começar a comer aguarde até que todos estejam servidos. Quando terminar, o garfo e a faca devem ser posicionados lado a lado em três e quinze ou seis e meia do “relógio” sempre com a serra da faca virada para o garfo.
Durante a refeição jamais apóie os cotovelos à mesa, corte as folhas da salada ou gesticule com os talheres na mão.
A utilização dos celulares também merece devida atenção ao serem usados no ambiente de trabalho. Evite ligações pessoais e caso ocorram, seja breve e procure um lugar reservado.
Esteja atento ao tom de voz, volume e ao tipo de toque – o ideal é deixar no silencioso para não tirar a concentração dos colegas.
Durante as reuniões atenda apenas se for urgente e avise, no início, que está aguardando um telefonema importante e irá se ausentar por alguns minutos. Ao receber a chamada peça licença e atenda fora da sala.
Além do celular, também é necessário alguns cuidados com outras ferramentas tecnológicas com as redes sociais. É preciso tomar alguns cuidados para não exagerar na superexposição e preservar a privacidade, por isso, evite assuntos polêmicos, fotos comprometedoras e nunca postar assuntos sigilosos da empresa.
Atualmente as redes sociais funcionam como vitrines que podem destruir uma imagem que demorou anos para ser construída. Sabe-se que as empresas não só monitoram os perfis de usuários no momento da contratação, mas também após e algumas atitudes podem, em casos extremos, resultar em demissão.
Enfim, construir uma imagem profissional não acontece da noite para o dia, mas também nunca é tarde para começar. Portanto, que tal começar imediatamente a cuidar da sua imagem? Ela é sua marca e sua principal ferramenta na construção do seu marketing pessoal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *