EXERCÍCIO E CÃIBRA POR STUDIO HEALTH

Sabe aqueles incômodos que as vezes aparecem ao praticar um exercício que demande muita força e parece que dura uma eternidade, mas na verdade são poucos minutos? Esses incômodos são as cãibras, que são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular, sendo mais comum na região dos músculos posteriores da perna.

Não há causas específicas para esta condição, porém estudos mostram que o uso excessivo de um músculo, a falta de condicionamento físico, desidratação, diminuição de cálcio e potássio no organismo , tensão muscular ou simplesmente a manutenção de uma mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma cãibra muscular. Esta condição pode ter início durante a atividade física, no repouso e até mesmo durante o sono.

Embora a maioria das cãibras musculares sejam inofensivas é necessário ter uma cautela em relação à sua frequência, duração e intensidade pois algumas podem estar relacionados a uma condição médica associada.

Quando na rotina da pessoa há a prática de atividade física é de extrema importância que a mesma tenha o conhecimento de algumas formas de prevenção, como: alongamento e aquecimento da musculatura antes do início da atividade física, ter uma dieta equilibrada e ter uma ingestão adequada de líquidos (caso seja uma atividade física intensa, é importante considerar tomar bebidas isotônicas).

A prática de exercícios regulares supervisionados e bem feitos é a melhor forma de garantir um bom funcionamento do sistema musculoesquelético e se livrar das cãibras. Busque uma melhora da sua qualidade de vida!! Vale a pena se cuidar.

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *