FOCO TOTAL NA DIETA POR LIBIA VIEIRA

E o carnaval chegou ao fim…e com isso o ano realmente começa para os brasileiros. Hora de cuidar da saúde, recuperar os estragos do carnaval e dar aquele UP na dieta. Não vou falar sobre ressaca, o que fazer ou não fazer pois os posts de hoje são todos sobre isso, não é mesmo?

Vou falar sobre como iniciar MESMO a sua dieta! Para isso, nada melhor que começar com a despensa cheia de coisas saudáveis e nada de besteiras. Então vamos ao que não pode faltar na geladeira e despensa para começar a dieta com foco total:

– tubérculos como batata doce, mandioca, cará, inhame, mandioquinha. Carboidratos ricos em fibras, que saciam e não elevam a glicemia rapidamente como alimentos à base de farinha branca, por isso são ótimos aliados na dieta. Além disso, o inhame é excelente para a imunidade! Carboidrato na dieta? Sim, pode. Não é o carboidrato que te faz engordar, a alimentação saudável engloba vários fatores, mas, claro que se o carboidrato for consumido erroneamente pode engordar sim;

– frutas, verduras e legumes em geral. Não caia na besteira de que a frutose da fruta libera insulina. A frutose é sim um tipo de açúcar que devemos ter cuidado pois é pior do que a própria glicose ao se pensar nos estragos para a saúde, mas isso só ocorre com a frutose em excesso, a que encontramos nos alimentos industrializados como sucos de caixinha, barrinha de cereais, xaropes, biscoitos e etc. A frutose de uma porção de fruta não libera insulina, mas também não é para comer um abacaxi inteiro ou 3 frutas de uma vez, o ideal é uma porção por horário;

– ovos, peixes, frango e carne vermelha magra. Sim, carne vermelha!! Um dos erros mais comuns de quem faz dieta por conta própria é tirar a carne vermelha, que é riquíssima em ferro. Vejo muitos pacientes desenvolvendo anemia por isso. Consumida nas porções corretas, a carne irá contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada. Junto com os peixes, ovos e frangos, fornecem o que chamamos de proteínas de alto valor biológico, importantes para a manutenção e ganho de massa magra;

– abacate, castanhas, azeite extra virgem. Mas o abacate não engorda? Depende, se você consumir 3 abacates ao dia com uma alimentação totalmente desequilibrada, talvez. Agora, se usar corretamente a porção dessa fruta, pode ser incluída como qualquer outro tipo de fruta, fornecendo gorduras polinsaturadas, além disso, o abacate é rico em beta-sitosterol, que auxilia no controle do níveis de cortisol, amenizando os efeitos ruins do stress. É rico também em glutationa, o carro chefe dos antioxidantes, ou seja, sem a glutationa não adianta se entupir de outros antioxidantes pois não terão o efeito desejado;

– cereais ricos em fibras: aveia, amaranto, linhaça, chia, quinoa. Além de auxiliarem na saciedade devido ao alto teor de fibras, vão auxiliar no funcionamento adequado do intestino, redução e controle do colesterol e glicemia, além de fornecerem muitas vitaminas e minerais.

Lembre-se o essencial é o alimento in natura! Hora de deixar um pouco de lado os industrializados e encher a geladeira com os alimentos listados acima. Garanto 50% dos resultados com isso, os outros 50% vão depender da quantidade correta e da associação da dieta com exercícios físicos adequado e intenso. Procure sempre um nutricionista para orientá-lo nas porções, horários e melhores alimentos para seus objetivos!

Bora começar o ano de verdade!

Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *