frango_postFH

FRANGO X HORMÔNIOS POR LIBIA VIEIRA

É mito ou verdade que o frango que consumimos tem hormônio?

Esse assunto é polêmico e não é de hoje, e eu como nutricionista também já tive esse receio.

Bom, mas quando temos dúvidas não devemos pesquisar no Google ou em redes sociais, e sim ir atrás da informação correta e verdadeira.

Desde 2004, existe uma lei no Brasil que proíbe o uso de hormônios em aves. Bom, mas até aí isso poderia ser burlado. Fui conversar com um amigo, que é zootecnista e produtor de frangos e ele me explicou alguns pontos que vou resumir.

Ele me explicou dessa forma. Quando seus pacientes vão ao consultório e falam que querem crescer, ganhar massa magra e etc, o que você faz? Eu disse que uso alguns suplementos e organizo a composição da dieta para tal. Ele disse: pois é, eu faço isso com os frangos. Ele acrescenta à ração uma série de aminoácidos e estuda muito para chegar à melhor composição nutricional.

Logo, o frango com uma dieta mais rica cresce mais rápido que o frango do galinheiro que vive ciscando restos. Não tem hormônio para ele crescer na ração. Apesar de alguns humanos usarem para atingir objetivos, os frangos não, ok? Além disso,há também uma seleção genética realizada por cruzamentos para se obter o melhor da espécie.

E ainda tem a questão do estresse. O zootecnista ressaltou que se você fosse um frango, você ficaria mais estressada andando debaixo de sol quente o dia todo ciscando atrás de comida, ou sentadinha em temperatura controlada, recebendo ração de boa qualidade. O estresse do abate não tem jeito, ambos irão sofrer, mas isso ai já é outra história.

Note que estou falando de um BOM produtor de frango, que elabora cuidadosamente o valor nutricional da ração para seus frangos. Não posso garantir em lugares que não seguem a fiscalização ou legislação.

Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *