IMPORTÂNCIA DA ATIVAÇÃO DOS MÚSCULOS ESTABILIZADORES DA COLUNA POR STUDIO HEALTH

Você sabe qual a importância de trabalharmos o fortalecimento correto de nossa coluna? Nosso tronco possui grupos musculares que trabalham como prioridade para manter nossa coluna ereta e estável, sem gastos energéticos intensos e sem sobrecargas mecânicas. Quando não temos uma boa relação entre esses grupos musculares e quando os mesmos não têm força e preparo suficiente, a chance de desenvolver dores e lesões é grande. Portanto é muito importante aprendermos a entender nosso corpo e como este funciona para nosso dia a dia.

É importante ativarmos nosso ?power house? (centro de força) para toda postura e movimento que mantemos ou fazemos. Pois assim mantemos estimulado nosso ?centro de defesa? do nosso tronco, o que dificulta nos lesionarmos durante algum movimento que exija muito esforço. O método Pilates tem como princípio para todos os exercícios a ativação deste centro de força (?power house?) o que gera uma estabilização estática e dinâmica dos grupos musculares envolvidos.

A Contrologia, base do método Pilates, atua no trabalho intenso e específico da contração dos músculos responsáveis pela estabilização de nossa coluna. Basicamente, os grupos musculares responsáveis por esta estabilização formam um ?cinturão? em volta de nosso tronco, portanto quando bem ativos e fortalecidos esses fazem a proteção e evitam que lesões possam ocorrer. É extremamente importante, quando for escolher um tipo de atividade física para trabalhar com este objetivo, que se tenha um profissional capacitado para orientar e auxiliar sempre que necessário. Busque uma melhora da sua conscientização corporal e da forma como você trabalha o seu corpo. Pratique Saúde como estilo de vida!
Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *