IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO POR STUDIO HEALTH

Você sabia que nosso corpo contém inúmeros grupos musculares que colaboram para o funcionamento correto e da movimentação necessária? Cada músculo é composto por fibras musculares, as quais precisam ser ativadas da forma correta e sem estresse desnecessário.

Temos dois tipos de fibras musculares: as fibras do tipo I, que são as de contração lenta, responsáveis pelas fibras com um metabolismo energético de predomínio aeróbico, permitindo esforços duradouros. Estas fibras predominam nos músculos dos atletas de endurance ou resistência. Temos também as fibras do tipo II, que são as de contração rápida, que tem predomínio de metabolismo energético de tipo anaeróbico, sendo portanto predominantes em atletas com atividade de ?explosão? ou seja de atividades que demandam extrema utilidade e potência rápida do músculo.

Independente do tipo de fibra muscular, precisamos cuidar com muita atenção do nosso músculo e uma das melhores formas é trabalhar o alongamento muscular. A prática desta técnica é muito eficaz para o ganho da flexibilidade e mobilidade muscular, pois alonga as fibras e também prepara o corpo para conseguir, juntamente com um ?pacote correto? de preparo muscular, completar as atividades sem muitos gastos energéticos e impacto nas articulações.

Podemos dizer então que os efeitos do alongamento são: redução de tensões musculares; relaxamento; benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais ?leves? e fáceis; prevenção de lesões; desenvolve a consciência corporal; ativa a circulação; ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo e ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Sabendo de todos esses benefícios agora, que tal criar uma prática frequente e saudável de alongamento? Crie metas!! Com a prática frequente, o seu corpo responderá da melhor forma!! Desafie-se a melhorar a cada dia!! Pratique saúde e busque uma melhora da sua qualidade de vida!

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *