ISOMETRIA: UMA DAS MELHORES FORMAS DE TRABALHO MUSCULAR

Na busca constante da melhor forma de se trabalhar o corpo e obter o melhor resultado encontramos uma forma muito ativa, porém estática de se desenvolver e fortalecer a musculatura corporal: a isometria. Esta tem sido uma escolha frequente entre pessoas que tem como objetivo reabilitar de alguma lesão ou como até mesmo apenas para fortalecer a musculatura. Para resumir o que é a isometria, podemos dizer que é uma forma de contração muscular, a qual não exige alteração do comprimento da fibra muscular. Um dos maiores benefícios deste tipo de contração quando bem realizado, além de trabalho de força muscular e estabilidade, é que este não promove impacto nas articulações, sendo portanto um recurso muito seguro e de ótimos resultados.

Um exercício que tem sido muito utilizado para se trabalhar em isometria é a prancha abdominal.
Este é um exercício o qual a pessoa se mantém de barriga virada para o chão e tem que manter a sustentação do corpo apenas pelas mãos (ou no caso de uma variação: os antebraços) e a ponta dos pés. O que faz trabalhar intensamente a região abdominal é a força e a estabilidade que o corpo naturalmente tem que criar para manter o quadril elevado do chão.

Sendo um exercício que utiliza a própria força do corpo, através da sustentação do próprio peso, este tipo de trabalho muscular, quando bem orientado, pode ser uma boa opção, para se fazer até mesmo em casa ou onde você tiver um espaço para se exercitar. Procure inserir treinos de isometria em sua rotina de exercícios e sinta o benefício de trabalhar o corpo com o próprio corpo.
Busque uma melhora da sua qualidade de vida e lembre-se: sempre respeite seus limites.

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *