MITOS E VERDADE DA NUTRIÇÃO E MUSCULAÇÃO – PARTE II – POR LIBIA VIEIRA

Hoje tem mais um post com mitos e verdades da nutrição e musculação, importante lembrar que é 50% dieta e 50% treino: não adianta seguir 100% da dieta e não ter um treino adequado e bem montado ou não seguir corretamente o que foi proposto.
– A velocidade de ganho de massa magra é variável . A síntese proteica é um processo genético, algumas pessoas podem demorar até 6 meses para ganhar massa magra, outras apenas semanas. A dieta e treino potencializam a síntese, mas a genética é relevante sim. Anabolizantes aumentam a sintase proteica cerca de 10 vezes, por isso os resultados são mais rápidos. Mas nem sempre o aumento de síntese proteica é benéfico ao organismo: células cancerígenas que tiverem sua síntese proteica aumentada proliferarão mais rápido. Anabolizantes para fins estéticos podem ser um tiro no pé, não se iludam!
– Copiar o treino da blogueira não vai te trazer bons resultados. A periodizacao e inclusão de exercícios são coisas que o seu professor vai definir.

– A lactose não impede a sua redução de gordura abdominal e corporal. A retirada da mesma deve ser analisada individualmente .

– Muita proteína não significa mais músculos. Existe um valor aproximado que seu corpo consegue absorver por refeição, o excesso é oxidado (mas não vira gordura). Por isso, não adianta tomar 3 scoops de whey+ bcaa+glutamina, mais da metade disso tudo seu corpo estará jogando tudo fora . É visto que 20g de proteínas para um indivíduo jovem e saudável com 80kg seriam suficientes, para idosos doses de 40g.

– A adição de BCAA além da quantidade presente no whey protein não traz benefícios para a síntese proteica ou recuperação muscular. É descrito na literatura que doses acima de 5g para jovens (quantidade já presente no whey protein) e 10g para idosos não traz melhores resultados, ou seja, poupe seu rico dinheirinho, o que tem no whey já é excelente (não disse que o bcaa não serve pra nada, só disse que a adição à uma quantidade já existente não é melhor!)

– Whey protein pode ajudar no ganho de massa magra e não, ele não engorda e também não sobrecarrega rim.

– Glutamina só tem efeito na síntese proteica em indivíduos com saúde debilitada, acamados, queimados ou overtraining. Não há benefícios para ganho de massa magra com a musculação em indivíduos saudáveis.

Nutrição com ciência , sempre!

Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *