MITOS E VERDADES DA NUTRIÇÃO E DA MUSCULAÇÃO POR LIBIA VIEIRA

Durante duas semanas vamos falar e dar algumas dicas aqui sobre os mitos e as verdades que as pessoas contam sobre a dieta e a musculação. Confira abaixo:

– Mulheres: você não vai ficar grande se treinar com muita carga, a não ser que busque outras alternativas para esse fim.
– Musculação EMAGRECE sim! O significado de emagrecer não é perder peso na balança, o nome disso é perda de peso (magro ou gordo) na balança. Emagrecer é aumentar massa magra!
– Carboidratos no pós-treino não aumenta a síntese proteica : a insulinemia já promovida pela leucina (aminoácido presente no whey) não é aumentada com adição de carboidratos, por isso só proteína estimula síntese proteica, mas isso não quer dizer que sua dieta não precise ter carboidratos após o exercício, e também não é obrigatório que esse carboidrato seja imediatamente após o treino
– Você não precisa (necessariamente) fazer uma dieta baixa em carboidratos para perder gordura corporal. Há outras estratégias nutricionais para atingir o objetivo, isso será calculado exclusivamente por um nutricionista após realizar anamnese detalhada de seus hábitos, rotina, exames bioquímicos, intensidade de exercícios e etc.
– Dieta com alto teor de carboidratos em relação a uma dieta padrão pode sim aumentar o peso na balança, mas isso não quer dizer que você engordou. O próprio nome já diz: carbo-hidrata (carboidratos), ou seja, para cada 1g de glicogênio muscular ( forma de armazenamento do carboidrato no músculo) vem 2,7g de água, ou seja, você emagrece porque água faz parte do conteúdo de massa magra e ganhar massa magra é emagrecer!
– Não existe ser auto-didata em musculação, ou seja, você pode ler, reler, copiar treino da blogueira, adaptar do amigo mas o único profissional capacitado para montagem de treino é o educador físico. São muitas variáveis a serem calculadas (periodização, carga, intervalos, séries, repetições, exercícios, combinações, dentre outros).

Um treino bem elaborado e bem executado faz toda a diferença na obtenção dos resultados!

Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *