pilates

O PILATES NA FIBROMIALGIA POR STUDIO HEALTH

A fibromialgia está associada a um tipo de reumatismo com uma condição de dor crônica ou rigidez, com presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo. Pode ser considerada uma síndrome devido às manifestação no organismo como cansaço, indisposição, problemas com o sono e rigidez matutina, além da dor. Acomete principalmente mulheres (90% dos casos) entre 35 e 60 anos. A fibromialgia é de causa desconhecida e sem cura.

 

O diagnóstico é clínico e baseado na dor do paciente, que deve ser difusa e presente há mais de 3 meses. Para a confirmação do diagnóstico, se usa como referência a palpação de alguns pontos anatômicos. Algo interessante de se reparar é que nessa condição os principais pontos de dor referidos pelos pacientes são na coluna cervical (85%) e coluna lombar (79%).

 

Apesar de não acarretar deformidades físicas ou outros tipos de sequelas, a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, portanto o tratamento consiste na manutenção das atividades funcionais e tem como foco diminuir da dor, reeducar a postura, incluindo atividades em casa e trabalho, atividade física com acompanhamento de um profissional, alongamento, entre outras. Também vale ser ressaltado o tratamento psicológico visto que a fibromialgia pode causar depressão devido a frequência com que as dores aparecem e ao estresse.

 

O Pilates com suas várias funções pode ser muito eficaz no tratamento e alívio de sintomas dessa doença. Como a fibromialgia não tem cura, é muito importante que o paciente persista nas suas aulas para que consiga a qualidade de vida ideal. Além disso, o Pilates trabalha a postura, alongamento e fortalecimento buscando o alivio da dor nas regiões referidas pelo paciente, como coluna lombar e cervical e diminuição da rigidez.

 

Podemos reparar através deste artigo o quanto o conceito deste método pode ser implementado para um trabalho positivo em várias condições. Busque um profissional capacitado e pratique uma vida mais saudável! Pratique Pilates!

 

 

Jessica D. F. Tamburus

Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia

Instagram: @studiohealth

Facebook: Studio Health Pilates

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *