O SIGNIFICADO DAS CORES POR FERNANDA ALESSIO

Na semana passada falamos sobre como escolher a combinação de cores adequada para a decoração, essa semana vamos falar um pouco sobre outro item que influencia bastante na escolha das cores para um ambiente, seu significado. Quem gosta de renovar o visual da casa se encanta com tantas opções de tonalidades disponíveis no mercado atualmente. Mas na hora de selecionar uma cor, vale a pena ficar atento às sensações e aos estímulos despertados por cada uma delas.

Além dos aspectos físicos, as cores também estimulam certos tipos de sensações psíquicas. Muitas pessoas e culturas acreditam que a escolha da cor de um ambiente deve estar diretamente ligada ao que se deseja para ele, e que o uso das cores corretas pode trazer harmonia para a casa. O primeiro passo para quem deseja trocar as cores das paredes dentro de casa é definir quais são as características que você quer que aquele ambiente tenha e a sensação que quer que ele proporcione.

Confira abaixo o significado de cada uma das cores e aproveite para rever os ambientes da sua casa e checar se eles estão despertando as sensações desejadas:

Branco: O branco representa o elemento metal e o ar. É a cor da paz, da espiritualidade, da tranquilidade e da limpeza. Mas é bom ter cuidado, pois ambientes predominantemente brancos podem causar muita ansiedade. O ideal é ser usada com outras cores, ou em ambientes como cozinhas, banheiros e corredores.

Amarelo: É a cor que representa o elemento terra e sua estabilidade. Acelera a energia, por isso é uma boa escolha para estimular a alegria e espontaneidade, além de ajudar na concentração e na tolerância. Transmite uma sensação de vivacidade e, por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura. Mas escolha tons mais claros para suavizarem o ambiente.

Vermelho: O vermelho é a cor do sucesso e da fama, regido pelo elemento fogo. Traz vitalidade e eleva a autoestima das pessoas e dos ambientes, mas não deve ser usado nos quartos, pois é uma cor muito energética e pode causar insônia e irritabilidade. Seu uso é mais recomendado em ambientes em que você passe pouco tempo, ou em detalhes da decoração.

Verde: É a cor que representa a natureza, dá a sensação de paz, relaxamento, esperança e frescor. Ele pode servir para decorar uma sala de jantar ou uma sala de estar, mas cuidado para não pesar demais na intensidade da cor. Cores muito escuras podem trazer a sensação de cansaço ao ambiente. O verde claro é ótimo para quartos – principalmente de criança. Uma boa cor para renovar as energias e marcar um novo ciclo como, por exemplo, um novo lar, novas conquistas, novas etapas.

Azul: O azul claro simboliza paz e espiritualidade angelical. O azul esverdeado é muito positivo, associado à natureza e ao elemento madeira representa juventude e desenvolvimento. E o azul escuro simboliza a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.

Violeta: A mistura de vermelho e azul sugere um equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espírito. Roxo é uma cor conectada às energias da compaixão e das boas ações. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.

Rosa: É a cor do amor, da felicidade, do romance e representa intenções puras. O rosa é a mistura do vermelho com o branco, representando a união da terra e do céu, do material e do espiritual. Nos ambientes é uma boa cor para halls de entrada, dormitórios e salas de estudo.

Preto: É a cor do elemento água e representa sabedoria, profundidade intelectual, despertar de insights e forte conexão espiritual. Pode ser muito elegante e sofisticado. No entanto, se for usado em excesso pode ser uma cor que torna as pessoas sombrias, deprimidas e pessimistas. Por isso, cuidado com o uso do preto nos ambientes. O ideal é combiná-lo com cores neutras ou com o clássico e belo branco nos móveis, nos detalhes ou para destacar cores fortes. Tanto em perspectiva quanto em disposição, é uma cor que indica sensação de profundidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *