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OS 5 MAIORES ERROS DO CORREDOR INICIANTE POR BODY TECH

Correr é um esporte muito simples, e muito fácil de começar a praticar, que requer apenas um par de tênis e alguma disposição. Mas, mesmo com essa simplicidade, a corrida é um esporte de alto impacto que demanda alguns cuidados para não machucar ou desestimular quem está começando.

Confira os maiores erros da corrida segundo Rodrigo Lucchesi.

1 – Correr muito rápido

No começo, ainda não temos muita noção de ritmo, e nosso corpo ainda está se acostumando a um exercício que ele não conhecia. Então pode acontecer de você correr mais rápido do que deveria e sentir dores nas pernas, no abdômem, falta de ar… E chegar à conclusão de que você “não leva jeito para a corrida”. Tente correr mais devagar, ou mesmo alternar caminhada e corrida nos primeiros dias, para o seu corpo se acostumar. E vá evoluindo gradualmente, sem pressa.

2 – Ter o olho maior do que a perna

É comum uma pessoa começar a correr, fazer uma prova de 5 km, se empolgar com o esporte (que realmente vicia!) e já começar a planejar correr uma Maratona no mesmo ano. Calma lá! Seu corpo precisa de tempo para se adaptar a esse esporte. Tentar queimar etapas pode levar a uma lesão, que vai te deixar algumas semanas sem correr e fazer você regredir no seu condicionamento.

3 – Não descansar

Se você vai começar a correr do zero, não corra dois dias seguidos. Deixe o corpo descansar pelo menos 48 horas entre um treino e outro. De novo, o incremento gradual do exercício na sua vida é chave para a longevidade na corrida. E o sono, nem se fala. É fundamental. É durante o sono que o corpo restaura os músculos trabalhados nos exercícios. Sem falar na disposição e no humor, que também ficam comprometidos quando se dorme pouco.

4 – Comer de tudo

Correr não é desculpa para comer qualquer coisa. Muito pelo contrário. Você precisa comer bem para potencializar os efeitos do treino no seu corpo. Pesquisas indicam que temos uma tendência a supervalorizar o efeito do treino (ou seja, achar que aquele treino foi muito mais desgastante do que realmente foi) e, com isso, corremos o risco de comer pior ou mais do que o necessário. Outra questão é que quanto mais leve você estiver, mais rápido e mais facilmente você vai correr. Então, é fundamental cuidar da alimentação.

5 – “Cabeça fraca”

Como em qualquer outra área da vida, sobretudo na prática de esportes, a força mental é muito importante para você evoluir na corrida. Todos nós temos dias ruins, dias em que o treino não sai como o planejado… Não precisa desanimar por causa disso e achar que não leva jeito para o esporte. Às vezes, o treino pode ser monótono, parece que não acaba nunca… Lidar com esses “obstáculos” psicológicos já é um treino em si (em outro post falo mais sobre esse tema), que só traz benefícios para a sua performance na corrida.

E agora, chega de conversa. Que tal sair para uma corridinha leve e entrar de cabeça nesse esporte viciante?

FONTE: http://www.bodytech.com.br/Blog/15-11-25/performance/os-5-maiores-erros-do-corredor-iniciante

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