PASSO A PASSO PARA MONTAR UM ARRANJO POR FERNANDA ALESSIO

Os arranjos de flores, tanto os simples quanto os mais sofisticados, dão um toque especial à decoração da casa. Fáceis de fazer, para montá-los precisa-se apenas ter os materiais necessários e dedicar tempo e cuidado às plantas. Acompanhe o passo a passo para fazer um lindo arranjo de flores e confira algumas dicas para conservá-lo bonito e saudável por muito tempo:

1. Escolha uma boa base: O primeiro passo é optar por uma base que dê sustentação e acomode bem as flores e os acessórios que serão usados. Para fazer a escolha da base, vale apostar nos recicláveis e na sustentabilidade: podem ser usados vidro, madeira, plástico ou qualquer tipo de recipiente que seja uma boa base para montar o arranjo.

2. Combine com a decoração: Para escolher a base, é importante ficar atento também ao estilo do ambiente para optar por algo que esteja em harmonia com o restante da decoração. Em ambientes mais descontraídos, é indicado investir em recipientes decorados e alegres. Já em locais rústicos, os de madeira são os ideais, e em outros mais sofisticados, vasos de mármore dão um efeito ainda mais elegante à composição do ambiente.

3. Escolha das flores: As flores devem ser escolhidas de acordo com as condições climáticas do local. Entre as que se adaptam ao clima frio, estão a rosa, a hortênsia, a tulipa, a boca-de-leão e a prímula. No verão, as mais indicadas são o copo-de-leite, a alstroeméria, a orquídea, o cravo e o lisianthus, que são resistentes às altas temperaturas.

4. Preparo: Antes de preparar o arranjo, é preciso retirar os espinhos e fazer o corte longitudinal nas hastes das flores, o que irá ajudá-la a absorver melhor a água.

5. Beleza e harmonia: O próximo passo é unir as flores de maneira harmoniosa. Construa um buquê, intercalando as flores escolhidas para compor o arranjo.

6. Firmeza: Assim que a espessura estiver no tamanho adequado para o recipiente que irá recebê-las, amarre os caules com um arame para dar sustentação ao buquê.

7. Use as folhas: As folhas que forem retiradas também podem ser usadas na hora de construir o arranjo, seja para enfeitar e dar volume ou para esconder elementos para fixação, como o arame.

8. Troca da água: É fundamental que a troca da água dos vasos seja feita com frequência e, a cada troca, higienizar o vaso. Outra dica é colocar uma esponja vegetal especial para arranjos, que absorve água e mantém as flores irrigadas. Se optar por usar a esponja, coloque-a no fundo do vaso e esconda-a com folhas.

9. Acessórios e enfeites: Para incrementar o seu arranjo, você pode abusar da criatividade, usando itens como fitas de tecido, galhos, musgos e palha. Todo material pode compor o arranjo e deixá-lo com o estilo da sua casa.

10. Cuide do seu arranjo: Para manter o arranjo sempre bonito, é importante tomar alguns cuidados, como deixar o arranjo longe de fortes ventos e do ar-condicionado e não usar água gelada, visto que isso causa choque térmico e diminui a resistência da planta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *