PENSAMENTOS NEGATIVOS SÃO CAPAZES DE GERAR DOENÇAS POR DR. VICTOR DIAS MOREIRA

Pode-se dizer que as doenças psicossomáticas caracterizam-se por apresentarem sintomatologia clinica idêntica das presentes nas doenças orgânicas. Contudo, estas carecem de comprovação diagnóstica por meio de exames complementares.

As patologias orgânicas, aquelas que são advindas pelo inadequado estilo de vida somadas ou não a fatores genéticos e hereditários, de fato condizem com o “mal funcionamento” de determinados órgãos, logo, são facilmente justificadas por exames laboratoriais e/ou radiológicos.

Já as doenças psicossomáticas, surgem a partir de componentes psíquicos ou emocionais, tais como: sentimentos de mágoa, rancor, frustrações, inveja, insegurança, ansiedade, depressão e medo.

A capacidade destes fatores psíquicos influírem em nossa saúde é conhecida como psicossomatização. Seus sinais e sintomas podem manifestar-se nos diversos sistemas do corpo humano, o que os tornam amplos e de difícil diagnóstico.

Clinicamente, as doenças psicossomáticas podem variar desde uma simples cefaléia até as mais intrigantes doenças neurológicas, psiquiátricas, metabólicas e imunológicas. Podendo até mesmo enraizar o câncer.

Você já parou para pensar que nosso corpo é totalmente integrado? Nosso organismo deve permanecer em perfeito sinergismo com nosso emocional. Muitas doenças ou sintomas podem estar sendo nutridos por seus mais profundos sentimentos negativos.

Sejam eles quais forem, antigos ou recentes, pequenos ou grandes. Que tal se livrar de uma vez por todas daquilo que na verdade só te traz prejuízo? Em vigência da psicossomatização é comum que o médico e o paciente enfrentam dificuldades no diagnóstico e insucessos no tratamento.

A dificuldade diagnóstica gera uma verdadeira insegurança na vida dos pacientes e a busca incessante por outros especialistas em direção à cura ou alívio, muitas vezes geram frustrações e por fim refletem na péssima adesão ao tratamento.

Se você apresenta determinada doença que não tenha sido justificada pelo seu médico e se você vem assistindo insucesso em seu tratamento, procure por acompanhamento multidisciplinar e por profissionais humanizados. Quem sabe sua doença não possa ser uma somatização!

Diversos estudos nos trazem que pessoas bem humoradas adoecem menos. Portanto, almeje sentimentos positivos como o perdão, o amor, a amizade e a alegria. Acerca-se de pessoas do bem e de boas energias.

Seja feliz e tenha saúde!

Dr. Victor Dias Moreira – Médico @drvitordimor

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *