PILARES DA QUALIDADE DE VIDA POR GUSTAVO MOHALLEM

Hoje venho apresentar a vocês um novo conceito antigo. Talvez seja mais velho do que nosso pais, e por isso soe como clichê para muitos. Mas encorajo vocês a ingressarem comigo nessa leitura e buscarem a essência da informação que pretendo passar.
Nós estamos tão acostumados com esse mundo de mesmices, de compra e venda de tudo, de acionar o modo ‘on line’ e pronto, tudo resolvido.E tem um tempo, que após trabalhar com pessoas com Deficiência Intelectual (mental e física), comecei a pensar que podemos ser ‘MAIS’! Mais do que temos sido, mais profundos, mais analíticos, mais intensos, mais observadores, mais empáticos, mais liberais, mais maleáveis, mais quebrantados, mais…
O que quero dizer é que você é BIO: BIOLÓGICO. Você treina, come, suplementa, descansa, urina, evacua, adoece, pratica sexo, respira, lesiona, enfim; existe um corpo atuante que é a sua estrutura.
Você também é PSICO: PSICOLÓGICO. Aqui estamos falando da sua ALMA! Os sentimentos que você tem, carrega, alimenta por alguém, alguns, ou alguma coisa.
Sejam positivos ou negativos, você é um ser munido de sentimentos. ‘Nós no movimentamos pelo sentir’! Pelas causas pelas quais lutar. O Pilar Psico é aquilo que faz sentido, que libera as tristezas e alegrias da alma, ou mesmo que as aprisiona. Vai muito da sua condição atual, daquilo que está vivendo e desejando…naquele momento.
E como não dizer que você também é SOCIAL. Estamos falando de PAPÉIS SOCIAIS e RELAÇÕES. Ao acordar você é filho(a), esposo(a), pai ou mãe. Ao sair de casa você é motorista do seu carro, piloto da sua moto, passageiro do ônibus, ou ainda usuário do metrô. Chegando na escola você é aluno, se for pra faculdade também é aluno, se chegou no trabalho é o empregado, o encarregado, o responsável do setor, ou se é o dono, você é o chefe.
Após o expediente você vai pra academia, então é aluno, se for ensinar é o professor, se for arte marcial é o mestre, o mestrão! Caso vá para o Happy Hour, você é o colega, se seu parceiro ou parceira aparecer por lá você se torna o namorado, o ficante, o flerte. Voltando pra casa, ao acariciar o seu cachorro, gato, você é o dono; sentou-se na sala pra ver um pouco de tv, é o telespectador, ligou seu lap top, é um usuário da internet.
Antes de dormir você fez a sua oração, então é um filho ou filha, falando com o Pai. E despediu de seus pais e desejou-lhes uma boa noite, continua sendo filho. Enfim, será que nós já paramos para pensar nos inúmeros papéis sociais que nós cumprimos ao longo do dia? Será que estamos prontos à entender e assimilar cada um deles, ou tão somente uma parte deles? Se parássemos por aqui nosso texto, certamente você pensaria: bom, o autor aqui está fazendo uma explanação da pirâmide das necessidades básicas de Abraam Maslow. E estaria correto.
Mas eu resolvi ouvir meus pacientes, e trouxe a este estudo, a esta teoria, o princípio da espiritualidade; que já salvou, tocou, mexeu, provocou, auxiliou, estruturou, amparou, norteou, lincou, religou e conectou muitas pessoas ao sagrado, e até hoje vem conectando. Não, não é minha intenção ‘catequizar’ você, fique tranquilo! Mas é a minha mais plena intenção desafiá-lo a ter fé. Que por definição ‘é a certeza que dispensa provas’!
A fé em Deus (ou como queira chamá-lo), na energia, no ser maior, e a fé na vida. Que entendemos ser única e necessariamente importante de ser vivida. O triângulo das necessidades básicas, neste momento se torna os IV Pilares. Pois a ESPIRITUALIDADE está pedindo espaço. Chamamos de ESPIRITO este pilar.Qual é a sua? Você já experimentou? Ah, eu não acredito em nada disso, você pode pensar ai, enquanto termina corajosamente comigo esta leitura…
Mas eu te desafio a pensar:
‘E se Deus te desse só o amanhã?
Pra sentir o que ainda não sentiu.
Se de fato este for um adeus?
Você soube viver?
Você foi pleno e feliz?’
Não me responda, não precisa!
Responsa para si mesmo…
Pois no final o que interessa é o EQUILÍBRIO sobre todas as áreas da sua vida. Você é o seu corpo, também o que você sente, somado aos papéis que cumpre ao longo do dia e por fim, você é também o que você acredita! Busque a sua essência em cada um dos pilares.
Estaremos explanando cada um dos IV pilares, nós próximos textos que virão a seguir. Deixo pra finalizar uma pergunta com a qual espero de coração provocar algo novo ai dentro:
– Você realmente se conhece?
Bem-vindos ao mergulho!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *