Pilates-Ball

PILATES E A HÉRNIA DE DISCO LOMBAR POR STUDIO HEALTH

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a maior parte da população sofre, já sofreu ou ainda sofrerá de problemas da coluna, sendo que grandes causas destes problemas são as hérnias de disco.

As cargas que atuam em nosso corpo são bem maiores do que imaginamos. Elas combinam gravidade, peso das estruturas corporais, força muscular e peso de objetos que carregamos durante o dia. Quando a carga é maior do que essas estruturas podem aguentar, algum dano acontece, sendo que o mais comum é a hérnia de disco. Mas, afinal, o que é a hérnia de disco? Quando dizemos disco, nos referimos ao disco intervertebral, que é um disco cartilaginoso que se encontra sobreposto ao corpo vertebral (vértebra), separando uma vértebra da outra, o que ajuda a dissipar o peso. Em seu centro existe um núcleo que funciona como um coxim e se desloca de acordo com a direção das forças sofridas. No caso do disco intervertebral, isso pode acontecer quando ao receber grandes cargas de peso o núcleo desvia e invade o espaço por onde passa o tecido nervoso, comprimindo-o. Na maior parte dos casos, o tratamento é conservador através de fisioterapia e medicamentos para alívio da dor, porém apesar de poucos casos há também a probabilidade da indicação do tratamento cirúrgico (apenas 2 a 4% dos casos de hérnia).

Como o método Pilates foi desenvolvido para fortalecer principalmente o centro do corpo, ou seja, a parte responsável pela estabilização do tronco, através dos exercícios há a melhora da postura e diminuição das tensões musculares e articulares.

Esta característica faz do Pilates uma boa opção para pessoas com problemas na coluna e faz com que seja procurado como um método de tratamento bastante eficaz, tanto a longo como em curto prazo, atuando em todas as fases da hérnia de disco, proporcionando a cada uma delas a melhora dos sintomas do paciente e evitando as recidivas da patologia. É um método de treinamento indicado para qualquer pessoa.

É importante lembrar a necessidade de ter sempre o acompanhamento de um profissional capacitado para te orientar corretamente e assim promover a melhor do quadro de dor e disfunção. Busque uma melhor da sua qualidade de vida! Pratique Pilates!

 

Jessica D. F. Tamburus

Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia

Instagram: @studiohealth

Facebook: Studio Health Pilates

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *