dor-atm-e1425585839398

PILATES E DISTÚRBIOS DA ATM POR STUDIO HEALTH

O equilíbrio do corpo bem como os movimentos da cabeça são originados pela posição do crânio sobre a região cervical determinando assim a sua postura. A articulação temporomandibular (ATM) está diretamente relacionada com a região cervical e escapular. Alterações posturais podem acarretar em distúrbios na ATM e vice-versa; além da postura outros fatores como mordida incorreta, apertamento e/ou ranger de dentes associados ao stress resultam em quadros de dores na ATM, nos músculos da face, da cabeça e do pescoço. Este conjunto de dores e distúrbios é chamado de Disfunção Temporomadibular (DTM). Sintomas como cefaléia (dor de cabeça), dor articular, dor e/ou zumbido no ouvido, diminuição da abertura da boca, ruídos articulares e alteração postural são presentes nesta condição.

Essas disfunções levam a dores que interferem na vida diária, pois atrapalham o trabalho, a alimentação, e, principalmente o sono. Pelo menos 70% da população mundial apresenta algum sintoma de DTM, mas apenas 5% procuram tratamento adequado.

O Pilates é um método que, associado a um trabalho multidisciplinar (fisioterapia/fonoaudiologia/ odontologia), pode ajudar a diminuir os sintomas desta disfunção e melhorar a qualidade de vida, através da correção de desequilíbrios e debilidades. Os objetivos com este método são: reequilibrar a musculatura cervical, alinhar a cabeça e articulação temporomandibular e melhorar a mobilidade da coluna. Com exercícios que focam força e flexibilidade, a musculatura tensa relaxa e retorna ao seu tônus normal, melhorando assim, sua funcionalidade.

Através de seu trabalho do corpo como um todo, movimentos direcionados, com respiração adequada levando a força, elasticidade e controle corporal, favorecendo a realização de movimentos precisos, rítmicos e atuando para alivio de dores próprias da DTM e suas irradiações, o método Pilates tem sido muito indicado, fazendo com que o equilíbrio e a parte proprioceptiva trabalhem em conjunto com o eixo, respiração, concentração e percepção corporal.

Sendo assim, quando o trabalho é realizado a partir do centro, e com absoluta concentração, controla-se os movimentos executados sem permitir que os hábitos quase sempre errados tomem conta deles. Não acostume-se com a dor!! Procure um profissional capacitado que possa te orientar e acompanhar corretamente. Desafie-se e pratique uma melhora da sua qualidade de vida!

 

Jessica D. F. Tamburus

Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia

Instagram: @studiohealth

Facebook: Studio Health Pilates

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *