PILATES E FASCÍTE PLANTAR POR STUDIO HEALTH

Atualmente, estamos vivendo em uma época que as pessoas estão despertando para uma busca de uma qualidade de vida melhor. Ter uma qualidade de vida melhor significa ter uma alimentação mais saudável, uma rotina de exercícios mais frequente e aprender a ter um tempo para si mesmo.

Com uma rotina de exercícios mais frequente, caso não seguida de uma forma mais cautelosa e preventiva, há sempre o acompanhamentos de riscos de lesões (articulares, musculares, ligamentares…), portanto tenham em mente sempre buscar uma prática de exercícios com orientações e o acompanhamento de um profissional capacitado. Um tipo de lesão que vale a pena destacar entre os praticantes de exercício frequente, como por exemplo a caminhada e corrida, é a fascíte plantar.

Esta é uma condição inflamatória da fáscia plantar (que é localizada na sola do pé e conecta o calcanhar aos dedos,). Isso acontece devido à uma sobrecarga contínua sobre a região, o que por consequência gera a tensão. Esta sobrecarga pode estar relacionada ao uso excessivo da região, idade, aumento de peso, uso frequente de salto alto, fraqueza da musculatura mais profunda e interna do pé e aos diferentes formatos dos pés, que podem ser, por exemplo: pés planos (quando o arco longitudinal medial do pé é ?desabado?) ou cavos (quando o arco longitudinal medial do pé é acentuado). As queixas, quando com essa condição inflamatória, mais comuns são dor, rigidez e queimação na sola do pé, sendo pior pela manhã, após muito tempo na postura em pé, ao subir escadas e após atividades físicas intensas.

Para evitar que os pés tenham dificuldade em distribuir e absorver o impacto, gerando assim o estiramento e sobrecarga da fáscia, o mais indicado é a atenção intensa em como fortalecer e prepara-los para prevenir qualquer tipo de lesão. Uma das atividades que menos promove impacto e tensão é o método Pilates. Através deste é possível trabalhar o alongamento devido, assim também como o fortalecimento necessário da região de pernas e pé e principalmente a ativação do CORE (centro de força de nosso corpo), que de acordo com inúmero estudos discutem sobre a importância de tê-lo bem fortalecido para prevenir lesões em todas as regiões dos corpo. Com um CORE bem trabalhado há uma melhor postura, assim também como um melhor alinhamento articular e uma melhor pisada.

Pense nisso e previna seu corpo de lesões. Seja cautelosa e procure um local que sempre te ofereça um bom acompanhamento profissional. Pratique uma melhor qualidade de vida! Pratique Pilates!

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *