pilates_cancer

PILATES E SUA AJUDA NA FASE DE REABILITAÇÃO DO CÂNCER POR STUDIO HEALTH

O câncer é uma doença complexa que pode causar alterações físicas, sociais e emocionais. Com isso, os pacientes em fase de tratamento sofrem com a perda de peso, sensação de fadiga, perda da força nos músculos (astenia) além do transtorno psicológico que é a depressão (condição decorrente da doença).

Para que esses efeitos negativos sejam amenizados, a atividade física é recomendada sob orientação médica e a depender das condições do paciente.

Considerada de baixo impacto e com grande flexibilidade no que diz à adaptação das necessidades e habilidades de cada paciente, o Pilates é uma das alternativas mais recomendadas para os que estão em tratamento contra o câncer.

Dentre os benefícios da atividade, estão o aumento de força e controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, realinhamento da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alívio de dores musculares.

Além de preservar a capacidade física e ajudar a retomar as atividades diárias, os exercícios podem ser recomendados para a recuperação da mobilidade e diminuição de complicações em casos de cirurgia. Os pacientes oncológicos têm algumas limitações que precisam ser respeitadas na rotina de atividade física.

O Pilates já tem sido aplicado com bons resultados nos processos de reabilitação funcional, resultando em benefícios para a saúde geral. Portanto, pratique de forma regular e crie uma rotina saudável para o seu corpo e a sua vida. Vamos ser conscientes do quanto podemos fazer para a nossa saúde. Pratique uma vida mais saudável!

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *