POSTURA CORRETA POR STUDIO HEALTH

Temos em nosso corpo um conjunto fisiológico de músculos, nervos, articulações, ossos e vértebras que trabalham constantemente para nos deixar na postura correta, sem gastos energéticos excessivos e sem sobrecargas além do necessário.

Não existe, de fato, uma postura correta ideal, porém existe para cada pessoa a postura correta de acordo com a harmonia que há entre as suas curvaturas fisiológicas de forma que não provoque dor e desgaste. Nossa coluna é composta por regiões como cervical, torácica, lombar e sacro e cada uma dessas regiões possui a curvatura normal, como lordose e cifose.

Quando há harmonia na relação de uma angulação da curvatura em lordose com a da curvatura em cifose, assim chamamos de postura ideal para a pessoa. Como podemos fazer para manter esta postural ideal? Através de uma rotina saudável de exercícios corretos para a ativação da musculatura necessária, juntamente com um trabalho de conscientização corporal e de aplicação de posturas corretas no trabalho e no seu dia-a-dia.
É muito importante tentarmos entender o que nosso corpo sinaliza, pois através de detalhes do nosso dia podemos trabalhar para prevenir uma possível lesão, tensão ou até mesmo incômodo. Quando você fica muito tempo de frente ao computador, a tendência não é o corpo ?escorregar? para trás a ponto de praticamente deitar na cadeira ou de forma a praticamente cair o tronco sobre a mesa? Apenas neste exemplo, tão comum entre todos, podemos ver o quanto é necessário trabalharmos a nos conscientizar de como nos portar ao longo do dia e das posturas estáticas necessárias.

Procure sempre manter o tronco reto, com o peitoral aberto e os ombros neutros e lembrar sempre da ativação do nosso ?centro de força? que é a nossa região abdominal. Trabalhando o alongamento e fortalecimento dos grupos musculares necessários e acrescentando uma ?pitada? da ativação da conscientização corporal não terá erro, você estará cada vez mais próximo da sua postura ideal.

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *