PREPARAÇÃO PARA A SEMANA DE PROVAS DE MÉDIA E LONGA DURAÇÃO POR GUTO TEIXEIRA

A planilha de treinos zerou, o fôlego aumentou, e finalmente a grande semana da prova chegou. Mas e agora, o que fazer?
PRÉ-PROVA
A primeira ideia é ficar leve para exigir menos da parte muscular e articular do meu corpo, ou seja, diminuir peso. Claro que a ajuda de uma boa nutricionista é fundamental para a elaboração de um cardápio de qualidade, com a quantidade certa de carboidratos e proteínas e suplementação.

Nos 2 dias que antecedem a prova, é fundamental aumentar a quantidade de água ingerida. Atletas de alta performance tomam em media 5 litros por dia, evitando assim a câimbra e diminuindo a sensação de cansaço durante a prova.

ESTUDO DE PERCURSO
Estudar o percurso é indispensável para se obter bons resultados! Nesta etapa é importante levanter o plano de prova, km e tipografia do terreno, pontos de hidratação, etc.

HIDRATAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO
Manter a hidratação durante a prova é essencial, por isso lembre-se de tomar água a cada 3 ou 4 kms, porém evite o excesso para não se sentir pesado e com náuseas.

É importante também utilizar uma fonte de carboidrato a cada 30 ou 40 minutos para recuperar a energia perdida. O carbo em gel é uma ótima e prática opção para isso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *