PRESERVAÇÃO DA CURVATURA FISIOLÓGICA DA COLUNA – POR STUDIO HEALTH

Você já parou para pensar como funciona de fato nossa coluna em relação ao corpo e a influência de uma boa postura para manter um padrão adequado de mínimo gasto energético e sobrecarga?

A coluna vertebral é constituída por regiões de vértebras, das quais cada uma tem uma função específica complementar, como para movimento, estabilidade, reforço, absorção de impacto, e etc. Algo tão importante quanto a função das vértebras é a forma como elas são posicionadas. Cada região da coluna corresponde à uma curvatura, em vista lateral, como por exemplo: a região cervical tem uma curvatura fisiológica de lordose, enquanto a região torácica tem uma curvatura fisiológica de cifose. É extremamente importante nos conscientizarmos sobre as curvaturas fisiológicas da coluna, para sabermos a importância e como devemos preservá-las para a saúde de nossa coluna.

As curvaturas fisiológicas da coluna tem a função de aumentar a flexibilidade e a capacidade de absorver choques e, ao mesmo tempo manter a tensão e a estabilidade adequada das articulações intervertebrais, assim também como exerce um papel importante na postura e locomoção.

Em posição ereta normal a gravidade é suportada por certas regiões da coluna, tendo assim a função de sustentação, enquanto outras regiões da coluna ficam livres de todo o peso. Mas, afinal, como podemos cuidar e preservar nossas curvaturas de forma a não promover desgastes, sobrecargas e incômodos? Na verdade, a resposta é simples, porém o mais difícil é a execução, pois o ideal deve ser a mudança de hábito. A vida tão corrida do jeito que é, o que menos fazemos é parar para nos conscientizar de como devemos separar um tempo do dia para cuidar da sua saúde e da sua postura. Através de mudança de hábito postural, exercícios corretos e conscientização corporal já promovemos praticamente o necessário para uma boa preservação de nossas curvaturas fisiológicas. Exercícios que trabalhem para ganho de flexibilidade e de fortalecimento muscular, principalmente da região do tronco (trabalhando o CORE) de forma adequada e sem sobrecarga, como o pilates e yoga, por exemplo são os mais indicados para tal efeito. Procure sair da rotina e permita-se buscar uma qualidade de vida mais saudável e pode ter certeza que você colherá bons frutos.

Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
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