tapioca

TAPIOCA, BOM OU RUIM PARA DIETA? POR LIBIA VIEIRA

Depende da quantidade a ser consumida assim como o momento do dia também.

A tapioca tem índice glicêmico similar ao pão francês, ou seja, alto! é uma farinha, não tem fibras. E se evitamos pão branco porque devemos comer tapioca? Só porque não tem glúten? Não faz sentido nenhum, certo?
As embalagens de tapiocas sugerem a ingestão de 1 copo americano e isso é igual a 100g de tapioca que possui cerca de 50g de carboidratos. Isso é a mesma coisa de mais ou menos 8 col sopa cheias ou 180g de arroz. Pois é, tapioca é gostosa mas tem que ter a consciência que não é a vontade não!

Recomendo sempre a ingestão associada à proteínas, gorduras ou fibras (ovos, chia, etc) e quantidades pequenas. Por exemplo, na minha dieta se colocar apenas a tapioca vai ficar minúscula sozinha, por isso faço sempre na forma de crepioca (que é misturar ovo ou só as claras). E se precisar de mais fontes de carboidratos na refeição acrescente uma fruta, leite ou iogurte por exemplo, esses 2 últimos são fontes de carboidratos e também de proteínas.
Cuidado! Quem não toma leite de vaca e substitui por leite de arroz, esse também é fonte de carboidratos e geralmente um copo de 200ml fornece 20g do mesmo, então adequem corretamente esse tipo de bebida à sua dieta, senão você acha que está arrasando comendo sem glúten e sem lactose se entupindo de tapioca e leite de arroz…uma bomba de carboidratos!

Nada contra a inclusão de carbo, mas tem que ter equilíbrio e fazer as combinações corretas para o seu objetivo. O balanceamento dos macronutrientes (carbo, gorduras saturadas, insaturadas, poliinsaturadas e proteínas) é importante na elaboração do plano nutricional, e a proporção vai depender da estratégia nutricional pensada pelo nutricionista, são várias as possibilidades! Faça uma consulta e adeque a sua dieta.

Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *