TERMOGÊNICOS E EFEITOS NO ORGANISMO POR LIBIA VIEIRA

É muito comum os relatos de consumo de termogênicos, e na maioria das vezes a pessoa que toma não sabe os efeitos ruins que pode ter no seu organismo, só pensa na queima de gordura corporal e energia para o exercício.

Mas o que muitos não sabem é que a maior parte desses suplementos contém efedrina, além de outras substâncias que não são descritas no rótulo, mas estão no produto. Por isso temos que tomar cuidado com suplementos importados, pois infelizmente não temos uma fiscalização adequada da composição desses produtos, assim como algumas marcas nacionais também podem adulterar seus produtos. Assim surge a necessidade de se consumir produtos de marcas bem conceituadas, com estudos científicos bem estruturados e com transparência aos profissionais que prescrevem e aos seus consumidores .

Mas e por quê a efedrina é ruim?
Ela funciona como um potente estimulador do sistema nervoso central, tem ação semelhante à anfetamina, mas com efeitos mais fracos. Suplementos que contenham alcalóides de efedrina, podem causar hipertensão, arritmia, infarto do miocardio, convulsão, AVC, e até a morte, além de dor de cabeça, tontura, irritabilidade, ansiedade, tremores e psicose.

Você não precisa possuir alguma doença cardiovascular para ter esses sintomas, e os efeitos tóxicos não são necessariamente dependentes da dose consumida. Além disso, podem alterar o funcionamento da tireóide, alterando também o metabolismo. Portanto, evite o uso desses produtos, a única maneira eficaz e saudável para se perder gordura é a associação da dieta com exercício físico!
Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *