USO DA MADEIRA NA DECORAÇÃO POR FERNANDA ALESSIO

Meu nome é Fernanda Alessio, sou arquiteta e urbanista formada pela Puc-Campinas e pela Universidad de Sevilla, e atualmente tenho uma empresa de eventos personalizados. A partir de hoje terei uma coluna semanal com dicas e tendências sobre decoração aqui no Fashion and Health. Fiquem à vontade para dar sugestões e entrar em contato pelo email contato@fernandaalessio.com.br.

Hoje vamos falar sobre o uso da madeira na decoração. Ela é muito usada em móveis e nos pisos, mas vem ganhando espaço em outros ângulos da casa devido à sua versatilidade, dando um toque especial aos mais diversos ambientes. Madeira na decoração de interiores é sinônimo de aconchego, uma ótima solução para aquecer um ambiente.

Atualmente, contamos com uma grande variedade para cada situação. A madeira é um material sem restrições e não há projetos nos quais seu uso não seja indicado, até mesmo em áreas molhadas. No entanto, ela deve ser bem utilizada e para cada tipo de ambiente, existe um tipo de madeira. Por isso, o mais importante no uso da madeira é saber qual tipo é mais adequado para cada projeto. Existem madeiras que podem ser utilizadas em áreas externas, como por exemplo, decks de Ipê. Já algumas madeiras não suportam umidade e, por isso, não são adequadas à esse uso. Também existem aquelas consideradas muito ?moles?, que não são indicadas para revestimentos de pisos. Por isso, não existe uma regra que defina quais tipos de madeira são mais usadas em arquitetura e decoração, tudo depende do projeto e da proposta do espaço.

Saber combiná-la aos demais elementos é uma tarefa que requer bom gosto, para que o resultado não deixe o ambiente muito carregado. Por exemplo, em um ambiente que tem madeira, prefira pontuar as cores mais fortes em itens como um sofá, aparador, almofadas, tapete, ao invés de pintar uma parede toda no tom desejado. Isso deixará o resultado mais leve e aconchegante.

Na marcenaria decorativa, o uso de painéis de madeira como revestimento de paredes é uma solução prática e sofisticada. Usados muitas vezes para esconder uma porta, tomadas, passar cabos, eles acabam se tornando o protagonista do ambiente, trazendo resultados surpreendentes.

Além de móveis e revestimentos, o uso da madeira pode ser visto em objetos de uso cotidiano. São acessórios que dão requinte ao ambiente e ajudam na composição de uma decoração aconchegante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *