-652804_w1020h450c1cx517cy103

VAI CORRER SUA 1ª MARATONA? VEJA SE VOCÊ TEM OS 3 REQUISITOS BÁSICOS POR BODYECT

É comum os treinadores ouvirem dos alunos que começaram a correr há pouco tempo: “Quero correr minha primeira maratona. O que preciso fazer?” A maratona é uma prova que atrai a curiosidade dos corredores por sua distância (são 42km), dificuldade, pelas histórias que ouvimos de quem já correu uma… Mas não é qualquer corredor que pode se aventurar por esses caminhos. Abaixo listo três requisitos que julgo essenciais para quem quer correr sua primeira maratona.

1) Bagagem de treino – a maioria dos treinadores vai concordar comigo: é preciso evoluir gradualmente no esporte, sem pressa de fazer uma maratona só porque está na moda ou algum amigo fez e você acha que também pode. É fundamental dar tempo ao corpo para se adaptar às mudanças provocadas pelo hábito da corrida. Ir com muita sede ao pote invariavelmente leva a lesões que vão deixar o corredor afastado dos treinos, às vezes inclusive fazendo-o desistir do esporte. A pessoa começa a correr e logo já está participando de provas de 5 e 10km. Se o corredor não tem nenhuma contra-indicação médica e sentir que está evoluindo bem na corrida, pode almejar uma meia-maratona depois de um ano correndo. Aqui não existe uma medida de tempo exata, vai depender de cada caso, da metodologia de treino de cada um, da resposta do corpo de cada um… Depois de umas 3 ou 4 meia-maratonas bem-sucedidas eu diria que a pessoa está pronta para encarar uma maratona.

2) Tempo para treinar – uma vez que a pessoa atinge certa bagagem de corrida, aí sim, poderia começar um treino específico para os 42km. Cada treinador tem uma metodologia, uma linha de treino específica, mas quase todos vão montar um plano de 16 semanas, ou seja, é preciso começar a treinar especificamente para a maratona cerca de quatro meses antes da prova. A maioria das planilhas para iniciantes vai conter 3 ou 4 treinos por semana, incluindo treinos mais curtos e mais intensos, e treinos mais longos em ritmo confortável. Além dos treinos de corrida, é importante fazer alguma atividade que promova o fortalecimento de músculos e articulações, como musculação, funcional, pilates etc. Isso significa que você vai ter que abrir mão de muitas horas da sua semana para treinar e isso pode impactar outros campos da sua vida: social, profissional, familiar.

3) Tesão – por fim, a coisa mais importante: você precisa querer MUITO fazer uma maratona. Tem que ter tesão pela corrida. Só assim você vai ter a disciplina necessária para completar o volume de treinos necessário. Se você não tiver esse desejo latente, mesmo com tempo disponível e condicionamento, você não vai fazer os sacrifícios que o treinamento exige. Treinar para uma maratona exige muito do nosso corpo e da nossa mente. Você vai ter dias ruins, dias em que vai parecer que os treinos não acabam nunca, dias em que você vai achar que não leva jeito para o esporte… Você vai ter que fazer malabarismo para encaixar um treino de 3 horas no domingo de manhã, antes do batizado do seu sobrinho ou daquele churrasco com os amigos. Você vai ter que cancelar eventos noturnos porque tem que acordar cedo no dia seguinte para treinar. E vai se questionar constantemente: “Onde fui me meter, por que resolvi correr essa maratona?”.

Você vai precisar de muita vontade e disciplina para driblar as armadilhas e chegar na prova bem preparado. Se você reúne estes 3 elementos, junte-se ao grupo! É um mundo sem volta!

Saiba mais em http://www.bodytech.com.br/Blog/16-04-04/performance/vai-correr-sua-1–maratona-veja-se-voce-tem-os-3-requisitos-basicos

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *