VINHO TRAZ BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE? POR LIBIA VIEIRA

Nao se sabe com exatidão a quantidade de componentes existentes dentro de uma garrafa de vinho, sendo possível encontrar uma variação de 200 a 500 componentes. As calorias variam de 66 a 72 kcal por 100g, dependendo se o vinho for branco ou tinto respectivamente.

O fato é que por apresentar pouquíssimos carboidratos e proteínas e não apresentar lipídeos, essas calorias são chamadas de vazias, por não corresponder à nutrientes. Vários estudos associam o consumo do vinho à prevenção de doenças cardiovasculares por dificultar a adesão de placas de gordura nas paredes das artérias, acarretando em um menor índice de infarto, mas isso já não será válido para indivíduos diabéticos, os quais o álcool se torna totalmente maléfico.

Rico em antioxidantes, os flavonoides, ajudam também no controle dos radicais livres e também no controle da pressão arterial. Esses flavonoides são encontrados também no suco de uva, apesar de menor quantidade, mas não são exclusivos ao vinho. O vinho também é rico em resveratrol, que ajuda a reduzir colesterol ruim.

Tomar vinho faz bem? Sim, em pequenas doses já apresenta benefícios. Mas para para quem está em dieta de controle de peso, há outras formas de se obter antioxidantes na dieta sem precisar ingerir calorias vazias. Aqui entra em jogo o bom senso e o equilíbrio. Para os amantes do vinho é possível sim equilibrá-lo na dieta, desde que o consumo seja moderado! Consulte uma nutricionista.

Nutricionista Libia Vieira

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