VOCÊ SABE O QUE SÃO FODMAPS? POR LIBIA VIEIRA

Já ouviram falar em FODMAPs (fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols)? São carboidratos de difícil digestão pra algumas pessoas que causam distensão abdominal e gases. Muitas vezes os sintomas do seu consumo são confundidos com o glúten, e por isso mais uma vez esse é visto como um “vilão” da dieta.

Eles são osmóticos, isso é, puxam água pra dentro do trato gastrointestinal, não sendo bem digeridos ou absorvidos e então fermentados por bactérias no trato quando consumidos em excesso. Com isso, os sintomas podem ser diarreia, constipação , gases, inchaço e cólicas.
Alguns FODMAPs Na Dieta :

– Frutose (frutas, mel, xarope de milho de alta frutose)
– Lactose (laticínios)
– Frutanos (trigo, alho, cebola, inulina, etc)
– Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja, etc.)
– Polióis (adoçantes contendo isomaltol, manitol, sorbitol, xilitol e frutas de caroço, como abacate, damascos, cerejas, nectarinas, pêssegos e ameixas). Pra evitar os incômodos e sintomas, uma dieta baixa em FODMAP é recomendada e, depois de seis a oito semanas, os alimentos são reintroduzidos em baixas quantidades pra analisar a reação do organismo. O tratamento com lactobacilos também pode ajudar a melhorar esses sintomas.

Nutricionista Libia Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *